Na Semana do Meio Ambiente a Escola Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS, promove mais uma atividade diferenciada em prol da sustentabilidade. Na próxima quarta-feira, 5, estudantes, professores, famílias e funcionários são convidados a vivenciar o Dia da Carona.

A prática, que já é tradição na instituição, procura incentivar a comunidade escolar a exercer um olhar diferenciado sobre seu papel como cidadãos. “Acreditamos que pequenos movimentos provocam todos a refletirem sobre nossas práticas cotidianas. Pequenas atitudes no coletivo podem gerar grandes mudanças na vida de todos”, afirma a professora dos Anos Iniciais, Elisa Gehrke Pires.

No dia a dia

Apesar do Dia da Carona ser realizado em datas específicas no ano, o movimento já é rotina para muitos na Educar-se. Por isso, a própria divulgação do evento procura trazer esses momentos compartilhados como forma de organização da vida diária.

“A Escola acredita, defende e incentiva práticas dessa natureza. Repensar nossas atitudes requer momentos de parada e reflexão, para que, de fato, novas atitudes passem a ser novos hábitos para as pessoas”, afirma a professora Márcia Murillo, coordenadora de projetos da Educar-se.

O Dia da Carona também é uma iniciativa do Bioeducar-se, que busca promover ações voltadas à preservação e à conservação do meio ambiente ao longo de todo o ano letivo.