Iniciação Científica

A partir da ideia de que a investigação científica contribui para além do conhecimento formal do estudante, a Escola Educar-se compreende que a aprendizagem acontece através de experiências de estudos e pesquisas que promovem, nos estudantes e professores, a articulação dos saberes contextualizados com e no mundo no qual vivemos.

Dentro desse contexto, a iniciação científica na Educação Básica, tem sido alvo de propostas e práticas voltadas a esta ampliação das experiências dos estudantes e professores, visando com isso, tornar a pesquisa parte deste cotidiano escolar, desde que os estudantes ingressam na Escola.

Propostas e práticas essas voltadas à educação científica dos estudantes, para a construção do entendimento de que a pesquisa tem relevância social, além de possibilitar às crianças e jovens, a familiaridade com a prática da ação de pesquisar.

Neste sentido, na Escola Educar-se, a pesquisa é percebida como um modo de ser e estar no mundo, como investigação cotidiana que ultrapassa a ideia de fragmentação de disciplinas e conteúdos, pois se constitui no entrelaçamento das áreas e dos diversos saberes deste/neste viver. A intenção é, portanto, provocar todos os envolvidos da comunidade escolar pelo gosto da investigação por diferentes temas e assuntos que consideram instigantes, curiosos e significativos para si e para a sociedade como um todo.

 

Conheça um pouco mais sobre a Iniciação Científica na Escola 

História

Alfabetizando para pesquisa

 

Em 2017, inauguramos uma ideia de organização visual científica dos trabalhos, pesquisa e demais atividades/estudos, realizados pelos estudantes.

Foram disponibilizados arquivos que auxiliam os estudantes na organização de seus compilados de pesquisa, ou em atividades cotidianas de sala de aula.

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
   
Normas
Capa
Capa com medidas
Cabeçalho para trabalhos
Logomarcas