Ideia engloba diversas ações voltadas a práticas ambientais

A Escola Educar-se sempre se preocupou em desenvolver ações voltadas aos cuidados com as práticas ambientais. A separação dos resíduos em geral dos materiais recicláveis, através do projeto Sustentabilidade, foi a ação pioneira. Logo após, vieram ações do plantio de árvores, a projeção da horta escolar a partir de projetos desenvolvidos com os alunos e a instalação de um ponto de coleta do óleo saturado. Em seguida, surgiu o Sucatário – espaço de organização de diferentes materiais trazidos pelas famílias para outras utilizações – o dia da carona e tantas outras ações relacionadas às práticas cotidianas de cuidado e respeito para com o lugar que se vive.

Com o decorrer dos anos, a Escola percebeu que essas atividades estavam tomando uma proporção cada vez maior em seu dia-a-dia, passando a ser encaradas e vivenciadas com grande naturalidade, o que fez com que se transformassem numa grande ação. Surge então o projeto BIO-EDUCAR-SE que, desde 2015 foi criado para contemplar todas as ações já realizadas cotidianamente, o qual desenvolve várias ações sistemáticas propondo reflexões que levem o estudante ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e a preocupação com o equilíbrio ambiental. Hoje, esse projeto engloba todas as ações referentes à sustentabilidade e proteção ambiental, tais como: a coleta seletiva, oficinas de reciclagem e produção de sabão, recolhimento de óleo saturado, reutilização de materiais, sucatário, construção da horta, composteira, dia da carona, ponto de coleta de garrafas PET, dentre outras tantas ações.

A Escola acredita que essas práticas contribuem para o desenvolvimento individual e também social dos estudantes. A partir delas, eles exercem a criatividade para reinventar, criar, experimentar problemas e soluções e se expressarem livremente. Desenvolvem o senso crítico, a afetividade, a responsabilidade, a liberdade, o trabalho em equipe, a solidariedade, a cultura e a iniciativa. Por isso acreditamos e defendemos constantemente que, com este movimento fica estabelecida uma “rede” conscientizadora com a família, possibilitando reflexão e mudança de hábitos e atitudes em relação ao Ambiente.

Fotos:

_DSC0868 _DSC0871 WhatsApp Image 2016-08-25 at 17.23.02 _DSC0885 _DSC0877 WhatsApp Image 2016-08-25 at 17.23.14 DSC_5547 DSC_5567