A turma do 2º ano do Ensino Médio mostrou o seu talento durante as aulas de Literatura, com a professora Janesca Wegner. Durante o mês de junho, ao estudar o Teatro Romântico, os estudantes encenaram obras do teatrólogo Martins Pena.

A atividade marcou os estudos do Romantismo no Brasil, em sala de aula. Na ocasião, o grupo trabalhou as peças O Noviço e O juiz de Paz na Roça. “O teatro de costumes foi a oportunidade de levantarmos debates e analisarmos nosso comportamento humano frente às situações cotidianas que nos provocam ao pensamento crítico”, conta Janesca.

Em grupos, a turma se organizou para encenar de duas a três cenas de uma das peças. A proposta deixava livre a encenação por filmagem ou ao vivo. Levando em consideração o atual contexto, alguns grupos executaram a atividade pelo Meet. De acordo com a professora, a proposta suscitou discussões, leituras e muitas gargalhadas durante e pós apresentações.

“O objetivo principal das aulas de Literatura é promover a leitura e a reflexão a partir das  obras que marcaram história no Brasil. Somar a isso o lúdico fica ainda melhor! Ainda mais em um momento mais individual como agora vivemos. Estar com os colegas, escolhendo cenas, lendo e pensando a encenação é a oportunidade de estudar e construir juntos conceitos e opiniões”, acrescenta a professora.

Para a estudante Eduarda Sins, “poder trabalhar melhor sobre o romantismo sentindo na pele e vivenciando o teatro romântico, foi, sem dúvidas, uma experiência completamente diferente. A proposta foi desafiadora, isso porque a escrita era um tanto quanto rebuscada e complexa, o que dificultava, de certa forma, a interpretação! Entretanto, foi uma vivência cheia de emoções e de muitas risadas”.

Gênero dramático: tragédias e comédias em fotomontagens

O mês de junho também foi de atividade especial no 1º ano do Ensino Médio. Em meio aos estudos dos gêneros literários, sobre grandes tragédias e comédias, os estudantes, organizados em grupos, escolheram uma obra. Em sala, elas foram apresentadas aos colegas. Ao final da exposição, ainda prepararam uma surpresa: fotomontagens de algumas cenas.

Conforme a professora Janesca Wegner, “os resultados foram incríveis. Foi uma grande surpresa ao ver a aceitação e os resultados dos trabalhos. Criatividade aliada à originalidade da obra. Essa é a parte legal da literatura, poder transitar com outras artes e áreas. Ler, apreciar, discutir, descobrir a literatura…”.

Além disso, os jovens tinham o desafio de escrever uma carta “Culpado ou vítima”. Nela, a personagem principal da tragédia/comédia deixaria uma carta. Depois de centenas de anos, ela seria encontrada, com registros dos momentos marcantes de sua história; explicações sobre o que aconteceu.

“Eu adorei, pois, além de aprender, foi divertido. Tínhamos que usar vestimentas, caracterizadas com as da obra escolhida. Ri um monte. Foi uma experiência muito valiosa e um trabalho que me deixou muito mais próxima da minha vó e do meu vô, pois eles me ajudaram a escolher as roupas que estavam guardadas num baú”, conta a estudante Isadora Rech.