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Orga
niza
ção
O NEM será composto por 1.800 horas de Formação Geral Básica – organizada e pensada por área do conhecimento, sem perder as especificidades de cada ciência, e 1.200 horas de Itinerários Formativos. Esse último será dividido em Núcleo Comum, Eletivas e Trilhas, personalizadas para cada ano.
Núcleo
comum
São unidades curriculares que compõem o Itinerário Formativo e são obrigatórias a todos os estudantes. Composto por: Projeto de Vida; Leitura e Produção de Textos; Prática e Produ(A)ção Científica.
Projeto
de Vida
Possibilita um amplo repertório formativo e estabelece uma relação com todas as áreas do conhecimento. Envolve três dimensões: pessoal, social e profissional.

Na Educar-se ele foi construído considerando pilares do conhecimento que vão ao encontro do nosso Projeto Político Pedagógico. Ele deve promover a construção de habilidades que contribuem para a cidadania e a emancipação do sujeito, assim como a formação ética e existências saudáveis e sustentáveis; proporcionando experiências de aprendizagens sobre a realidade, sobre os desafios do tempo presente - sociais, econômicos, emocionais, científico-tecnológicos e ambientais - e sobre a tomada de decisões fundamentadas.
Leitura e
Produção
de Textos
Desenvolver e aprimorar competências e habilidades que envolvam uma melhor comunicação tanto oral quanto escrita, com enfoque na leitura, interpretação e compreensão textual; produção e interpretação de diferentes gêneros textuais.
Prática e
Produção
Científica
Ampliar a capacidade de problematizar, de investigar, de agir de forma metodológica e cientificamente na realidade social, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e de produções científicas relativas às diferentes áreas do conhecimento.
Trilhas
As Trilhas de Aprofundamento ofertadas pela Educar-se são integradas. Cada trilha é formada por duas áreas do conhecimento da Formação Geral Básica. Dentro de cada Trilha de Aprofundamento existem unidades curriculares que buscam expandir os aprendizados promovidos pela Formação Geral Básica.
* Trilha de aprofundamento integrada entre as áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias;
* Trilha de aprofundamento integrada entre as áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias e Ciências humanas e sociais aplicadas.
Estru
tura
NEM Educar-se é uma proposta de formação participativa, ativa, cooperativa e democrática; construtora de valores repletos de humanidade e de empreendedorismo. E, para isso, deve-se amparar na ampla infraestrutura de laboratórios, salas de aula, áreas de natureza, de esportes e de convivência que sempre foram um diferencial da instituição.
Eletivas
É a parte fluída (flexível) do Itinerário Formativo, onde são oferecidas diferentes possibilidades de livre escolha para os estudantes. São oportunidades para o desenvolvimento de projetos relacionados aos interesses dos estudantes, desenvolvendo a autonomia e a capacidade de tomada de decisões, promovendo a aquisição de competências relevantes para a vida no século XXI.
Educação Financeira
Exploração e utilização de estratégias e procedimentos matemáticos e computacionais em relações que envolvem o uso do dinheiro nas situações do cotidiano; conhecimento e aplicação de conceitos de receita e despesas no orçamento individual e familiar; análise e compreensão de causas e consequências do endividamento excessivo e quais as possibilidades para superar esta condição; análise e compreensão dos hábitos de consumo, avaliando o que é necessidade x desejo e que as escolhas afetam a qualidade de vida no presente e no futuro; compreensão das vantagens e desvantagens (juros) na utilização do crédito.

Produção plural, inclusiva e participativa de diferentes produtos midiáticos que englobam a sociedade da informação, contribuição ao desenvolvimento cultural do estudante, sendo ele sujeito de um processo em que as mídias estão onipresentes, oferecendo compreensão e distanciamento necessário à análise crítica, produção e utilização de informações e de todos os tipos de mensagens.
Educação para as mídias

Investigações experimentais em Ciências da Natureza
Desenvolver práticas experimentais visando a contextualização dos conhecimentos relativos às Ciências da Natureza para a compreensão de fenômenos que perpassam por ela, aliando os estudos teóricos à prática científica, fundamental para a construção do conhecimento. Desse modo, busca-se fomentar a dimensão investigativa, vivenciando os processos que se referem a construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos, representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.


Elaboração e produção de projetos empreendedores, considerando a autonomia de aprendizado dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários à gerência da própria vida (profissional, pessoal e social).





Análise de um crime fictício em busca de fatos e evidências (impressões digitais, saliva, fio de cabelo, pegadas, sangue e outras) que possam ajudar a identificar ou descartar a autoria de um crime.
Empreendedorismo

Cultura brasileira
Estuda a pluralidade cultural, com destaque às tensões e às confluências da experiência contemporânea brasileira, tomando por referência a história e cultura brasileira e o seu diálogo com literatura, música e cinema.

Propor e desenvolver práticas sustentáveis e empreendedoras a partir da extração de substâncias naturais com propriedades farmacológicas, visando a criação de produtos que possam contribuir na promoção da saúde.
Produtos naturais na promoção em saúde

palavras
INSCRIÇÕES ABERTAS



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