Por meio de um jogo gamificado, os estudantes das turmas 81 e 82 percorreram, de forma virtual, os corredores da Educar-se durante as aulas de Matemática, no início de setembro. De acordo com a professora Tayna Luiza Henn, a atividade envolveu os seguintes objetos de conhecimento: associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano, e variação de grandezas (diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais).

Elaborado na plataforma Seppo, o jogo era composto de doze perguntas, distribuídas em quatro níveis. Cada nível acontecia em um espaço diferente da Escola (corredor, secretaria, entrada e bloco 8), retratado por meio de imagens.Ele iniciava em um ambiente, que continha as perguntas a serem respondidas pelo grupo de estudantes. Após lerem a questão e conversarem entre si, os estudantes enviavam a resposta da atividade, que poderia ser de múltipla escolha, seleção de caixas ou, ainda, questão criativa, cuja resposta poderia ser de maneira escrita, por foto ou por áudio.

Após realizarem todas as atividades daquele nível, uma porta aparecia no ambiente, levando os estudantes para o próximo nível e, consequentemente, para um novo local da Escola, com novas perguntas. Durante o período de uma hora, os estudantes foram desafiados a solucionar as doze questões e, assim, concluir os quatro níveis do jogo.

“Gosto muito de propor atividades em grupo, no entanto, queria proporcionar uma experiência diferente. Além dos conhecimentos matemáticos envolvidos, meu intuito era de que o jogo fosse um resgate às memórias afetivas, ou seja, que os participantes se sentissem novamente na Escola, mesmo que de forma virtual. O jogo foi o meu presente para eles!”, conta Tayna.

Confira depoimentos de estudantes

“Foi divertido, pois tínhamos que debater sobre cada um dos problemas. Às vezes explicávamos de uma forma diferente algo que, no final, seria a mesma coisa. Meu grupo estava ótimo, todos cooperando!” – Leonardo Schmidt de Oliveira (Turma 81)

“Em geral a experiência foi muito boa. Gostei de fazer a atividade com o meu grupo e ouvir as opiniões deles, mesmo que tenha ocorrido alguns conflitos. Acredito que a atividade uniu mais todos os integrantes, e eu matei um pouco da saudade que eu tinha de falar mais com os meus colegas”. – Letícia Santos (Turma 81)

“Achei bem legal a proposta do jogo, pois é uma forma divertida de aprender e consegui entender ainda melhor o conteúdo!” – Maria Eduarda Thier Campos (Turma 81)

“Eu gostei muito do jogo. Eu senti memórias e saudades de ver de novo a escola. Parece que a gente estava na escola de novo fazendo a atividade” – Alan Abade Van Der Meij (Turma 82)

“Uma sensação boa e inesperada por relembrar dos corredores e espaços que eram comuns em nosso dia a dia e hoje não mais…” – Arthur Fava Rodrigues (Turma 82)

“Achei muito legal, desafiador e única essa experiência” – Larissa Drescher Murillo (Turma 82)

“Trouxe risadas, alegrias, e muitas outras coisas boas, como o aprendizado. Espero que tenha mais como esses” – Luan Matheus Unfried (Turma 82)

“Fiquei muito nervosa com cada pergunta, mas quando acertávamos, ficava muito feliz e orgulhosa de mim mesma, e conforme passávamos de nível, ficava feliz em relembrar momentos que tive na escola, por causa das fotos” – Maria Gabriela Lemes da Silva (Turma 82)

“Eu e meu grupo nos divertimos bastante e foi bem engraçado!! Fiquei muito feliz de rever os espaços da escola mesmo que virtualmente” – Rafaela Kipper de Lara (Turma 82)