

Os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, acompanhados pelo professor de Artes Ivan Kappaun, participaram de estudos sobre a Land Art, uma forma de arte ambiental que utiliza o meio natural como matéria-prima e suporte para as obras, integrando-as ao ambiente, com o grafismo guarani, um sistema de simbolos e desenhos geométricos carregados de significado cultural.
Esses estudos revelam abordagens distintas, mas complementares, para compreender a relação entre arte, natureza e cultura. O grafismo guarani, presente em diversos objetos como cestarias, cerâmicas e pinturas corporais, funciona como um código social que transmite informações sobre a cultura, a história e as crenças do povo guarani.
Já a Land Art busca interagir diretamente com o meio ambiente, transformando-o em um espaço artístico, no qual a natureza é o foco principal.
Influenciados por essas duas expressões artísticas, os estudantes desenvolveram composições com referências tanto à Land Art quanto ao grafismo dos povos originários. Utilizando recursos naturais, exploraram formas, texturas e significados em um exercício de sensibilidade, criatividade e conexão com o entorno.






