AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Pesquisa

O QUE É O CEP

O CEP-UNISC é um órgão colegiado interdisciplinar, deliberativo, consultivo e educativo, vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica da UNISC. Tem como principal objetivo implementar e fazer cumprir as diretrizes éticas brasileiras em relação à pesquisa com seres humanos. É composto por professores, estudantes e representantes da comunidade que são responsáveis pela apreciação e avaliação ética e metodológica dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos.  

IMPORTANTE:  PROJETOS ENCAMINHADOS AO CEP-UNISC VIA PLATAFORMA BRASIL DEVERÃO APRESENTAR OS DOCUMENTOS RELACIONADOS ABAIXO (ANEXADOS DE FORMA INDEPENDENTE, DEVIDAMENTE PREENCHIDOS, EM PDF E ORDENADOS CONFORME RELACIONADOS ABAIXO).  Esses documentos encontram-se disponibilizados na aba Documentação. Utilizar os modelos fornecidos.

 
1 - Carta para apresentação do projeto (ver modelo)
2 - Carta de aceite da instituição parceira (se o caso - ver modelo)
3 - Folha de rosto (gerada pela Plataforma Brasil)
4 - Projeto de pesquisa (completo)
5 - Orçamento (ver modelo)
6 - Termo de consentimento (ver modelo)
7 - Termo de assentimento (para menores, se o caso - ver modelo)
8 - Termo de consentimento para responsabilizado (se o caso - ver modelo)
9 - Termo de confidencialidade do uso de dados (ver modelo)

DOCUMENTOS

Coordenação

Prof. Ms. Renato Nunes
Departamento de Ciências, Humanidades e Educação
Tel.: (51) 3717-7369
E-mail: renato@unisc.br

 

Secretária

Secretária: Maria Clara Carniel Steil
Telefone: (51) 3717-7680
E-mail: cep@unisc  -  mariaclara@unisc.br

RELAÇÃO DE CONSELHEIROS DO CEP-UNISC 

 

Reuniões do CEP

OS PROJETOS SUBMETIDOS NA PLATAFORMA BRASIL AO CEP/UNISC, ESTANDO ACEITOS PELO COMITÊ (COM REGISTRO DE CAAE), SERÃO SUBMETIDOS À RELATORIA E APRECIADOS EM REUNIÃO ORDINÁRIA DO CEP SEGUNDO ORDEM DE RECEBIMENTO E DE ACORDO COM O VOLUME DE PROJETOS PROTOCOLADOS.

Nos dias em que há reunião do CEP-UNISC, não haverá atendimento na secretaria até o término da reunião.

Obs.: Solicita-se que seja previsto no cronograma da pesquisa pelo menos 30 dias para o processo de avaliação do projeto pelo CEP-UNISC.

  

CRONOGRAMA DAS REUNIÕES DO CEP-UNISC EM 2021

MÊS

DIA DO MÊS

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

MARÇO

09

Terça-feira

13h30min

23

Terça-feira

13h30min

ABRIL

06

Terça-feira

13h30min

20

Terça-feira

13h30min

MAIO

04

Terça-feira

13h30min

18

Terça-feira

13h30min

JUNHO

01

Terça-feira

13h30min

15

Terça-feira

13h30min

29

Terça-feira

13h30min

JULHO

13

Terça-feira

13h30min

AGOSTO

03

Terça-feira

13h30min

17

Terça-feira

13h30min

31

Terça-feira

13h30min

SETEMBRO

14

Terça-feira

13h30min

28

Terça-feira

13h30min

OUTUBRO

19

Terça-feira

13h30min

NOVEMBRO

09

Terça-feira

13h30min

23

Terça-feira

13h30min

DEZEMBRO

14

Terça-feira

13h30min

Cronograma aprovado em reunião colegiada do CEP-UNISC em 08/12/2020.  

Ata CEP-UNISC nº 20/2020.

Publicado em 08/12/2020.  Republicado em 21/12/2020.

A submissão de projetos ao CEP-UNISC deve ser realizada via Plataforma Brasil. O CEP-UNISC, ao receber o projeto, fará a análise documental do mesmo. Em havendo inconsistência documental, o projeto será devolvido ao pesquisador, também via Plataforma Brasil. Em estando correta a documentação apresentada, o projeto será designado para um conselheiro elaborar o parecer inicial. Esse parecer será apresentado em reunião do CEP-UNISC. Após a reunião, o pesquisador receberá, via Plataforma Brasil, o parecer de seu projeto que poderá ser: aprovado, pendente, não aprovado, retirado.

IMPORTANTE: Além do projeto, toda a documentação exigida pelo CEP-UNISC também deve ser anexada com suas respectivas assinaturas e/ou carimbos na Plataforma Brasil (ver na aba "Documentação" a relação de documentos necessários à submissão de projetos).

Cadastre-se na Plataforma Brasil:

http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

(Caso encontre dificuldades para se cadastrar, abaixo há manuais que poderão lhe ajudar.)

Abaixo, relação de documentos necessários para a submissão de projetos ao CEP-UNISC (consulte os modelos).

Somente serão aceitos pelo CEP-UNISC arquivos com extensão PDF.

A Folha de Rosto (a ser assinada por quem de direito - veja o documento "Tutorial para Pesquisadores") deve ser entregue juntamente com uma cópia impressa do projeto às secretárias do Bloco 25 - Reitoria - para a coleta da assinatura. 
IMPORTANTE: Durante o período de pandemia provocada pelo COVID-19 a Folha de Rosto e a cópia na íntegra do Projeto devem ser encaminhados via e-mail para as assinaturas, assim:
a) quando projeto de pesquisa de professores (horas-atividade): Prof. Adilson assina, enviar para pesquisa@unisc.br 
b) quando projeto de extensão: Prof. Angelo assina,enviar para angelo@unisc.br 
c) quando projeto de TC de estudante da Graduação: Coordenador do Curso assina 
d) quando projeto de dissertação ou tese: Coordenador do Programa assina  

Quando do encaminhamento de projetos de pesquisa para segunda avaliação (pendente quando da primeira avaliação), não é permitida a exclusão de arquivos já anexados à Plataforma Brasil. Todos os arquivos (antigos e novos) devem estar em PDF e permanecer na Plataforma.

 


PLATAFORMA BRASIL - Acesse aqui


MINISTÉRIO DA SAÚDE RELEMBRA PROCEDIMENTOS QUE DEVEM SER ADOTADOS PARA PESQUISAS EM AMBIENTES VIRTUAIS - Acesse aqui


DESIGNAÇÃO DE PROJETOS PARA RELATORIA

Os projetos submetidos via Plataforma Brasil ao CEP-UNISC são designados para relatoria na quarta-feira anterior à reunião do Conselho do CEP-UNISC. Veja na aba Cronograma as datas das reuniões do Conselho do CEP-UNISC.


ATENDIMENTO

Av. Independência, 2293
Bloco 13 - Sala 1306
Fone: (51) 3717-7680
Horário: de segunda à sexta-feira, das 13h30min às 17h30min

 

MENU PRINCIPAL