DISCIPLINAS FACULTATIVAS

Disciplinas Facultativas
Disciplinas Facultativas2019-12-02T16:58:27-02:00

A Escola pode ser muito mais que livros e cadernos. Pode ser uma oportunidade para ir além e desenvolver outros talentos. Por meio das Atividades do Currículo Complementar, os estudantes têm, a chance de participar de atividades oferecidas no turno da tarde, no educandário. Por meio delas, a Educar-se procura enriquecer a trajetória escolar de cada participante, entre outros objetivos que proporcionam vivências únicas e inesquecíveis. Confira, a seguir, as opções para o ano letivo de 2020.

CONHEÇA AS DISCIPLINAS FACULTATIVAS

O espírito questionador e a curiosidade são os protagonistas dessa atividade. Os estudantes são estimulados a construir novas hipóteses, a confrontar ideias e a construir conceitos científicos acerca de diversos temas. Para isso, utilizam laboratórios, entre outros ambientes que promove o espírito investigativo. A atividade atende: 1º ao 4º ano – Anos Iniciais.

Um dos trabalhos manuais mais antigos da história ganha um espaço todo especial na Educar-se. Nas atividades, os participantes vivenciam a imaginação criativa e a liberdade de expressão, exercitando a concentração, o planejamento e o raciocínio. A atividade atende: 2º ano – Anos Iniciais – ao 6º ano – Anos Finais.

Na pista ou no ginásio, nessa atividade os aprendizes podem ampliar o desenvolvimento, a técnica, a resistência, a velocidade, a coordenação motora e a força. Dos encontros também surgem oportunidades de participação em competições realizadas em diversos municípios do Rio Grande do Sul. A atividade atende: 7º ano – Anos Finais – ao 3º ano – Ensino Médio.

Experimentar a vida na ponta dos pés pode ser uma experiência incrível. Ao participar dessa atividade, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar a conscientização corporal e aprimorar a postura, a flexibilidade e o equilíbrio. É o corpo em movimento que traz benefícios que vão além do físico e alcançam o psíquico. Exemplo disso é o desenvolvimento da concentração. A atividade atende: Nível I – Educação Infantil ao 7º ano – Anos Finais.

 

“quem canta os seus males espanta”. Na Educar-se, os estudantes podem sentir isso de perto. Na banda, cantores e instrumentistas se reúnem para tocar e aprender, juntos, lições únicas. Nas apresentações, toda comunidade escolar pode acompanhar esse desenvolvimento musical de perto. A atividade atende: 6º ano – Anos Finais – ao 3º ano – Ensino Médio.

Mexer o corpo, ensaiar novos passos, descobrir-se. Nessa atividade grupos distintos são incentivados a construir e a aperfeiçoar a coordenação motora, buscar o aperfeiçoamento dos movimentos e das expressões corporais, trabalhar essa consciência e desenvolver a criatividade e a educação. A atividade atende: Nível III – Educação Infantil – ao 6º ano – Anos Finais.

Essa atividade é um golaço! Os participantes aprendem as técnicas, experimentam novas vivências e conhecem as habilidades da modalidade esportiva de forma lúdica. A atividade atende: Nível III – Educação Infantil – ao 3º ano – Ensino Médio.

 

Nas mãos, a oportunidade de fazer algo novo! Além de conhecer aspectos do esporte, aqui as vivências possibilitam desenvolvimento de capacidades, integração e aperfeiçoamento dos fundamentos. A atividade atende: 4º ano – Anos Iniciais – ao 3º ano – Ensino Médio.

Nas nas mãos, a oportunidade de fazer algo novo! Além de conhecer aspectos do esporte, aqui as vivências possibilitam desenvolvimento de capacidades, integração e aperfeiçoamento dos fundamentos. A atividade atende: 4º ano – Anos Iniciais – ao 3º ano – Ensino Médio.

Saber utilizar a internet e o computador de forma saudável faz toda a diferença no desenvolvimento do estudante. Nessa atividade, cada um tem a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento algorítmico. Ao mesmo tempo, as aulas buscam promover uma visão ampla e integrada ao mundo moderno. A atividade atende: 3º ano – Anos Iniciais – ao 3º ano – Ensino Médio.

O ambiente ideal para os apreciadores do mundo dos games. Nessa atividade, os participantes vivenciam o Minecraft Education Edition. O espaço trabalha habilidades sociais, responsabilidade, colaboração, criatividade e inventividade junto a temas transversais. A atividade atende: 5º ano – Anos Iniciais – ao 3º ano – Ensino Médio.

A modalidade é um convite para trabalhar diferentes movimentos do corpo, adquirir segurança no meio líquido e aprender técnicas de nado de forma lúdica e divertida. A atividade atende: Nível II – Educação Infantil – ao 3º ano – Ensino Médio.

O lugar ideal para estimular habilidades e incentivar a busca pelo novo. As aulas são pensadas para grupos específicos que têm a chance de vivenciar atividades lúdicas e recreativas. A atividade atende: Nível I ao Nível III – Educação Infantil.

Conviver com pequenos robôs é uma realidade para os inscritos nessa atividade. Nas aulas são apresentadas noções básicas de construção e de programação dessas máquinas. Os encontros também desenvolvem o trabalho em equipe, autodesenvolvimento, criatividade, capacidade de resolução de problemas complexos e pensamento computacional, através de uma abordagem multidisciplinar. A atividade atende: 3º ano – Anos Iniciais – ao 9º ano – Anos Finais.

 

 

“Ser ou não ser?”. Investigar as expressões corporal e vocal, trabalhar a improvisação, desenvolver a espontaneidade, entre outros pontos fundamentais ao crescimento do ser humano, são elementos que fazem parte do cotidiano dessa atividade. A atividade atende: 1º ano – Anos Iniciais – ao 3º ano – Ensino Médio.

Harmonia, melodia e muito ritmo. Vivenciar os instrumentos e os conceitos construídos nas aulas de musicalização são possibilidades dessa atividade, na qual os estudantes desenvolvem uma série de aspectos, como a dedicação e a disciplina. A atividade atende: 3º ano – Anos Iniciais – ao 3º ano – Ensino Médio.

A cada toque, saque e bloqueio um aprendizado diferente. Com propostas adequadas a cada grupo, os inscritos desenvolvem técnicas do esporte, o trabalho de equipe e a cooperação, além de construir novos conhecimentos e valores. A atividade atende: 4º ano – Anos Iniciais – ao 3º ano – Ensino Médio.

Conexão, união e integração. Corpo e mente em harmonia. Aqui, os estudantes despertam a consciência mental e corporal, com alongamentos e outras técnicas próprias da modalidade. A atividade atende: 1º ano – Anos Iniciais – ao 5º ano – Anos Finais.  

Estudantes são os protagonistas, serão sócios das cooperativas escolares e responsáveis por administrar e conduzir projetos junto com professores. Essa experiência contribui para a formação de cidadãos, gestores e líderes de comunidade que vivenciam os princípios do cooperativismo. A atividade atende: 8º ano – Anos Finais – ao 3º ano – Ensino Médio.

Soltar a voz, aprender técnicas vocais de forma divertida e adequada a idade de cada aluno. Nesta atividade, os estudantes serão inseridos no universo do canto e serão incentivados a explorar a voz e a expressão criativa e corporal como um todo. Isto se dará através de um repertório que atenda o gosto musical dos alunos e também, amplie seu universo musical. A atividade atende: Nível I – Educação Infantil – ao 3º ano – Ensino Médio.

Quem dança é mais feliz! Nessa atividade buscamos manifestação extrema dos sentimentos, através dos movimentos corporais, com movimentos livres, respeitando a técnica organizada. Proporcionando ao grupo aperfeiçoamento da expressão corporal, dividir a música em blocos e contagem, facilitando assim a criação da coreografia. A atividade atende: 7º ano – Anos Finais – ao 3º ano – Ensino Médio.

Em parceria com o Centro de Línguas, a Escola Educar-se oferece aos estudantes o desenvolvimento de um trabalho transdisciplinar. Muito além das habilidades linguísticas que, consequentemente, serão desenvolvidas, o oferecimento de um dia de imersão linguística e cultural. O estudante é imerso na cultura da língua inglesa, podendo usufruir da estrutura da universidade em atividades diversificadas: música, culinária, teatro, cinema, literatura e muitas outras tarefas lúdicas. A atividade atende: 2º ao 4º ano – Anos Iniciais.

Um espaço voltado ao protagonismo do estudante, a fim de desenvolver habilidades e competências necessárias para o Século XXI, como de superar desafios complexos por meio da criatividade, tecnologia e inovação. O trabalho em equipe, a pesquisa e o conceito de “faça você mesmo” colocando a mão na massa, a fim de desenvolver o seu “eu criativo”, são os pressupostos que norteiam a cultura Maker. A atividade atende: 5º ano – Anos Iniciais –  ao 7º ano – Anos Iniciais.

ACONTECE POR AQUI