Em clima de integração e colaboração, a Gincana Educar-se 2018 mobilizou estudantes, professores e colaboradores no período pré-férias. Com a abertura oficial, na manhã do dia 9, no Ginásio, a Escola viveu, em clima de alegria, sua última semana de aula do primeiro semestre.

No total, quatro equipes, de aproximadamente 150 pessoas, cada, realizaram as atividades. Laranja, vermelha, azul e verde, numa referência às cores da Escola, desempenharam diversas tarefas. Os encontros, em seus territórios, iniciaram na primeira semana de julho.

De acordo com a comissão organizadora, a gincana procurou vivenciar a coletividade, através da convivência e interação entre estudantes, professores, técnicos administrativos, monitores e estagiários. A finalidade foi fortalecer vínculos, ampliar relações e experienciar o espírito colaborativo por meio de desafios esportivos, intelectuais, culturais e sociais.

ATIVIDADES – A inovação, no entanto, não partiu apenas dos gincaneiros. A comissão organizadora da Gincana Educar-se 2018 também procurou apostar no novo para o desenvolvimento das tarefas. Para isso, sustentabilidade, responsabilidade social, educação financeira, entre outros temas, que já fazem parte de projetos da Escola, foram escolhidos para dar o tom das atividades.

Entre as tarefas a Doar sangue é doar vida, incentivou cada grupo a realizar 15 doações, no Banco de Sangue Hemovida, do Hospital Santa Cruz (HSC). Na terça-feira, 10, as equipes participaram do Dia da Carona, o que proporcionou uma reflexão sobre otimização do tempo e, principalmente, sobre a redução de gases poluentes na atmosfera.

A ação também contemplou o projeto permanente BioEducar-se, que desenvolve ações cotidianas e sistemáticas, propondo reflexões que levam ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.

SOLIDARIEDADE – Outra tarefa de destaque da Gincana Educar-se 2018 foi a arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e de higiene para instituições de Santa Cruz do Sul. Cada equipe foi convidada a arrecadar o material que foi doado à Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame),  Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Asilo de Idosos de Santa Cruz do Sul (Asan) e Hospital Santa Cruz (HSC).

Com o desenvolvimento da tarefa, a comissão organizadora despertou a reflexão sobre temas importantes, como a consciência coletiva, o não-desperdício e a qualidade de conservação dos itens. Além dessas atividades, muitas outras foram realizadas até o dia 13 de julho, quando ocorreu o encerramento das atividades, também no ginásio. A equipe Vermelha foi a vencedora desta edição.