Em 1984 surgia, em Santa Cruz do Sul, uma nova escola: a Educar-se. Voltada ao desenvolvimento humano, individual e social, hoje, com 35 anos de história, é referência em ensino com uma equipe de profissionais qualificados e uma infraestrutura diferenciada, que possibilita o aperfeiçoamento constante de seus estudantes.

A busca pela implantação de mais uma escola de 1º e 2º graus no município teve início em 1983. Naquele ano, o Departamento de Educação da antiga Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc) deu início a uma caminhada de sucesso.

Na época, alguns cursos superiores da Fisc seriam deslocados ao Campus Universitário, na Avenida Independência. Com isso, o prédio, localizado na Rua Coronel Oscar Jost, existente até hoje, ficaria à disposição para abrigar um sonho: uma escola onde os acadêmicos dos cursos de formação de professores pudessem levar a teoria à prática.

Assim, em setembro, daquele ano houve o encaminhamento do projeto à Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEC).

O retorno foi breve. Logo, pelo Parecer nº 696/83, o Conselho Estadual de Educação pronunciou-se pela autorização de funcionamento da Escola de 1º e 2º Graus Educar-se, mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc).

A Portaria nº 8.569, de 2 de março de 1984, por sua vez, publicada no Diário Oficial do Estado mais tarde, em 14 de março, confirmou o funcionamento das classes de Jardim de Infância (níveis A e B), 1ª a 8ª série do 1º grau e também do 2º grau, nomenclaturas utilizadas na época. No ano de 2001 seu nome foi alterado para Escola de Educação Básica Educar-se.

Veja mais fotos da história da Educar-se no Flickr: https://www.flickr.com/photos/educar-se

CEBAS

A Escola de Educação Básica Educar-se é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – APESC, que possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, concedido pelo Ministério da Educação, em conformidade com a Lei n.° 12.101, de 27 de novembro de 2009.

A HISTÓRIA DA LOGOMARCA

Em meados do ano de 1984, sentiu-se a necessidade da criação de uma nova identidade: camiseta caracterizando a nova proposta de escola. Para tanto, criou-se a primeira camiseta da escola, momento em que foi promovida uma campanha para a escolha de uma logomarca. A família da aluna Ana Forster foi a vencedora com o “emblema da mancha”.

     
1984 1994 1995 1996 1999
2000 2003 2004 2005 2015

 

O SIGNIFICADO

As cores

Traduzem o universo de conhecimentos múltiplos que compõe o saber presente na escola.

A letra “E”

O “e” de Educar-se é aberto, sem barreiras. Traduz a liberdade de opinião o senso crítico, a criatividade ilimitada, verdadeiras marcas do educandário. Mostra uma escola aberta a novas idéias e opiniões, que se reinventa e jamais se fecha sobre si mesma.

A elipse

Simboliza o movimento contínuo da Educação na busca de novas formas de fazer e compreender a aprendizagem. Também é a troca carinhosa de afetos, sentimentos, entre pais, alunos e educadores.

Letra cursiva

As curvas deste tipo de letra traduzem a ação educativa, o movimento pedagógico, a interação social – fluída, generosa – entre educadores e alunos.