Em 1984 surgia, em Santa Cruz do Sul, uma nova escola: a Educar-se. Voltada ao desenvolvimento humano, individual e social, hoje, com mais de 35 anos de história, é referência em ensino com uma equipe de profissionais qualificados e uma infraestrutura diferenciada, que possibilita o aperfeiçoamento constante de seus estudantes.
A busca pela implantação de mais uma escola de 1º e 2º graus no município teve início em 1983. Naquele ano, o Departamento de Educação da antiga Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc) deu início a uma caminhada de sucesso.
Na época, alguns cursos superiores da Fisc seriam deslocados ao Campus Universitário, na Avenida Independência. Com isso, o prédio, localizado na Rua Coronel Oscar Jost, existente até hoje, ficaria à disposição para abrigar um sonho: uma escola na qual os acadêmicos dos cursos de formação de professores pudessem levar a teoria à prática.
Assim, em setembro daquele ano houve o encaminhamento do projeto à Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEC).
O retorno foi breve. Logo, pelo Parecer nº 696/83, o Conselho Estadual de Educação pronunciou-se pela autorização de funcionamento da Escola de 1º e 2º Graus Educar-se, mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc).
A Portaria nº 8.569, de 2 de março de 1984, por sua vez, publicada no Diário Oficial do Estado mais tarde, em 14 de março, confirmou o funcionamento das classes de Jardim de Infância (níveis A e B), da 1ª a 8ª série do 1º grau e, também, do 2º grau, nomenclaturas utilizadas na época. No ano de 2001 seu nome foi alterado para Escola de Educação Básica Educar-se.
Veja mais fotos da história e do cotidiano da Educar-se
Confira o livro comemorativo dos 35 anos da Educar-se (clique na imagem)
CEBAS
A Escola de Educação Básica Educar-se é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), que possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), concedido pelo Ministério da Educação, em conformidade com a Lei n.° 12.101, de 27 de novembro de 2009.
A HISTÓRIA DA LOGOMARCA
Em meados do ano de 1984, sentiu-se a necessidade da criação de uma nova identidade: camiseta caracterizando a nova proposta da Escola. Para tanto, foi promovida uma campanha para a escolha da logomarca. A família da aluna Ana Forster foi a vencedora com o “emblema da mancha”.
1984 | 1994 | 1995 | 1996 | 1999 |
2000 | 2003 | 2004 | 2005 | 2015 |
O SIGNIFICADO
As cores
Traduzem o universo de conhecimentos múltiplos que compõe o saber presente na Escola.
A letra “E”
O “E” de Educar-se é aberto, sem barreiras. Traduz a liberdade de opinião, o senso crítico e a criatividade ilimitada, verdadeiras marcas do educandário. Mostra uma Escola aberta a novas ideias e opiniões, que se reinventa e jamais se fecha sobre si mesma.
A elipse
Simboliza o movimento contínuo da Educação na busca de novas formas de fazer e compreender a aprendizagem. Também é a troca carinhosa de afetos e sentimentos entre famílias, estudantes e educadores.
Letra cursiva
As curvas deste tipo de letra traduzem a ação educativa, o movimento pedagógico, a interação social – fluída, generosa – entre educadores e estudantes.