Enquanto o município se prepara para comemorar mais um aniversário, na Escola de Educação Básica Educar-se os estudantes elaboram verdadeiros presentes repletos de conhecimento. Por meio do projeto Olhares para Santa Cruz do Sul os 4ºs anos têm desenvolvido uma série de atividades ao longo dos últimos meses. Na semana passada, inclusive, após troca de conhecimentos com os 6ºs anos, as turmas começaram a elaborar revistas com a temática e maquetes sobre a cidade onde vivem.

A inspiração para a construção das maquetes ocorreu durante passeio realizado no fim de agosto. Na ocasião, as crianças conheceram o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, Praça Siegfried Heuser, Santuário de Schoenstatt e o Parque da Gruta, acompanhados pelas professoras Sâmera Uebel e Caren Renata de Queiroz. Para aprender a técnica, os grupos também visitaram a Maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Ao mesmo tempo, no saguão da Escola é possível acompanhar um mural de curiosidades, notícias e lembranças de Santa Cruz. O painel é montado por toda a comunidade escolar ao longo do ano letivo. Para as professoras, as atividades são apenas algumas formas de promover conhecimento e despertar a valorização do lugar onde se vive.

Um incentivo que tem motivado o surgimento, nas salas de aula, de expressões como: “é uma cidade histórica, bem sinalizada e arborizada”, “tem boas condições de vida”, “tem uma cruz bonita que à noite brilha” e “é uma cidade que oferece uma gastronomia de boa qualidade”. São essas frases, também, que poderão ser apreciadas no mural, onde toda comunidade é convidada a deixar sua mensagem pelos 140 anos de Santa Cruz, ao longo dessa semana.