Prezadas Famílias!

A Escola Educar-se está buscando olhar com atenção a cada situação compartilhada por vocês. Compreendemos a complexidade da dinâmica familiar neste momento (casa, trabalho, filhos, oscilação com a internet, falta de recursos eletrônicos….) e da necessidade de o adulto estar junto, auxiliando a criança. Diante disso, não estamos medindo esforços para atender cada demanda que nos chega.

Nossos planejamentos semanais para a Educação Infantil e Anos Iniciais, contemplam várias estratégias de acordo com a faixa etária e etapa (materiais encaminhados por e-mail, vídeo aulas, encontros virtuais, whats, chamadas de vídeo…).

Em relação aos novos objetos de conhecimento (conteúdos), eles estão presentes nos planejamentos, nesse sentido, se encontrarem dificuldades ou necessitarem de uma explicação individualizada, diante das necessidades individuais de seu(sua) filho(a), o(a) professor(a) está à disposição para atender individualmente. Nestas situações, a família deverá comunicar o(a) professor(a) sobre as dificuldades e construir juntos uma possibilidade de encontro no turno da manhã.

Contamos com a parceria da família diante das situações que emergirem no dia a dia, e a compreensão para aguardar os devidos retornos. Estamos todos vivendo um momento atípico em nossas vidas. Quando nos referimos “todos”, é para além de nós Educar-se, falamos em Mundo. Enfrentar uma pandemia é algo sério e que afeta a tudo e a todos. A Escola Educar-se, compartilha com vocês algumas informações sobre este momento de “estudo remoto”.

Abaixo, seguem algumas dúvidas frequentes das famílias.

Por que continuamos a enviar atividades pedagógicas?

As escolas das redes pública e privada de educação básica podem continuar com aulas e atividades a distância, pois estão respaldadas na legislação brasileira que autoriza esse ensino em caso de situações emergenciais.   [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional].

As atividades a distância podem ser aproveitadas no ano letivo?

Sim. Essas atividades não presenciais podem ser organizadas oficialmente e validadas como objetos de conhecimento (conteúdo acadêmico aplicado). Ou seja, podem ser aproveitadas dentro das horas de efetivo trabalho escolar. Cada Escola criará seu plano de ação para o retorno presencial. Tenham certeza que a Educar-se estará fazendo as adaptações pedagógicas necessárias para cada turma, contemplando as suas particularidades.

Como faço se meu(minha)filho(a) não está conseguindo participar das aulas virtuais?

Entre em contato com o(a) professor(a). A família deve dialogar e justificar o motivo da ausência. Posteriormente, a professora irá propor novas estratégias para sua situação específica.

Meu filho não está conseguindo concluir as atividades da semana, como devo proceder?

·  Verifique as propostas da semana junto com a criança.

·  Equilibre cada atividade dentro das cinco manhãs letivas.

·  Seja um incentivador do processo, e não potencialize as cobranças.

. É importante desenvolver as propostas de todos os professores.

· Compartilhe suas questões/dúvidas com os professores e setores, evitando exposições em grupos de whatsapp. Precisamos, neste momento, nos fortalecer e crescer de forma positiva enquanto grupo.

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Os setores de Orientação e Coordenação Pedagógica também estão orientando os adultos e crianças frente às situações que são compartilhadas.

Atenciosamente,

Coordenadora Pedagógica – Karen Sippel: karens@unisc.br

Orientação Educacional – Psicóloga – Daniela Roberta Haas: danielarhaas@unisc.br