No dia 16 de agosto, a diretora Cristiane Iserhard Machado e a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Geovane Aparecida Puntel, participaram da Convenção PAR 2024 em Gramado. Na ocasião, tiveram a oportunidade de ouvir o renomado educador e pesquisador José Motta Filho, que abordou o tema “Libertando a Aprendizagem: O Futuro da Educação que Queremos”. Ele iniciou questionando se estamos conseguindo preparar nossas juventudes para o futuro. Enfatizou a importância de aliar, no espaço escolar, as “soft skills” e as “hard skills”. Destacou que, no último fórum econômico mundial, um dos pedidos foi para que, além dos conteúdos, as escolas desenvolvam a comunicação, o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade.

Também trouxe reflexões acerca de metodologias em que os estudantes participem ativamente do processo de ensino e aprendizagem, destacando que a aprendizagem perpassa pela associação, ação e o coração. No decorrer do evento, ocorreram outras reflexões acerca da Inteligência Artificial na Educação, bem como o lançamento de material didático.

A Escola Educar-se agradece o convite da SOMOS Educação.