


Nos dia 14 e 15 de novembro, os estudantes das turmas 101 e 102 da Escola Educar-se embarcaram em uma jornada de aprendizado ao ar livre, acompanhados pelos professores Anderson Mattos Teixeira … (Geografia) e Betina Mahl (Biologia). A saída de campo teve como destino três locais emblemáticos do Rio Grande do Sul: o Cânion Itaimbezinho, o Parque Eólico de Osório e o Museu de Ciências Naturais de Imbé (MUCIN).
O primeiro ponto da visita foi o Cânion Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra. Com suas impressionantes formações geológicas e paredões que chegam a 720 metros de altura, o cânion proporcionou aos estudantes uma experiência imersiva sobre a geomorfologia da região e a importância da preservação dos ecossistemas locais. Além das explicações dos professores, a caminhada pelas trilhas permitiu a observação da fauna e flora característica da Mata Atlântica e dos Campos de Cima da Serra.
Seguindo viagem, os estudantes visitaram o Parque Eólico de Osório, um dos maiores complexos de geração de energia eólica da América Latina. No local, puderam compreender a relevância das fontes de energia renováveis e como o vento é aproveitado para gerar eletricidade, tornando-se uma alternativa sustentável para a matriz energética brasileira.
Por fim, a última parada foi o Museu de Ciências Naturais de Imbé (MUCIN), onde os estudantes tiveram contato com pesquisas e projetos voltados à biodiversidade marinha e costeira do litoral gaúcho. No museu, puderam observar de perto espécies da fauna marinha e compreender o impacto das ações humanas sobre o ecossistema.
A saída de campo proporcionou momentos de aprendizado e vivência prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Ao longo do percurso, os estudantes puderam refletir sobre a interconexão entre os diferentes ambientes naturais e as formas de intervenção humana, reforçando a importância da preservação e do desenvolvimento sustentável.


