Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais objetivos incentivar o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

      Em sua 18ª edição, realizada em 2023, o estudante Lucas Schmidt Pires, que na época cursava o 2º ano do Ensino Médio, foi premiado com a medalha de prata nacional e a medalha de ouro regional. A cerimônia nacional de premiação, realizada no dia 17 de agosto de 2024, reuniu estudantes medalhistas de prata e bronze das regiões RS01 e RS03.

      O evento, sediado no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contou com a presença de diversas autoridades, entre elas Raquel Teixeira, secretária da Educação do RS; Rogério Ricardo Steffenon, coordenador do curso de Matemática da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e orientador do Programa de Iniciação Científica Jr da OBMEP (PIC); e Márcia Cristina Bernardes Barbosa, cientista integrante da Academia Mundial de Ciências, da Sociedade Americana de Física e da Sociedade Brasileira de Física.

      Ao longo de 2024, Lucas Schmidt Pires também participou do Programa de Iniciação Científica da OBMEP (PIC), que proporciona aos estudantes premiados a oportunidade de explorar questões avançadas no campo da Matemática, ampliando seus conhecimentos científicos e preparando-os para futuros desafios acadêmicos e profissionais.

     Na 19ª edição da OBMEP, em 2024, quatro estudantes foram premiados. São eles:

Fernando Gaedke da Costa – Menção honrosa nacional e medalha de bronze regional (Nível 2)

Marco Antônio Baierle Fernandes de Oliveira – Menção honrosa nacional e medalha de bronze regional (Nível 2)

Vitor Kollett Alves – Menção honrosa nacional e medalha de bronze regional (Nível 3)

Lucas Schmidt Pires – Medalha de bronze nacional e medalha de ouro regional (Nível 3)

  Os estudantes Fernando, Vitor e Lucas foram acompanhados pela professora Tayná Luiza Henn, enquanto que o estudante Marco Antônio foi acompanhado pela professora Vitória de Mello Konzen.