



As turmas do 6º e 7º ano da Escola Educar-se acompanhados pelos professores: Ivan Kappaun, Liliane Frantz, Daiana Beckemkamp e Jéssica Arend
realizaram uma saída de estudos à Quinta da Estância, em Viamão (RS), com o objetivo de proporcionar uma imersão na cultura indígena. Durante a visita, os estudantes conviveram com comunidades indígenas e vivenciaram tradições de diferentes etnias, como Guarani, Kaingang, Charrua, Minuano e Pampeano. Também puderam apreciar aspectos culturais como a culinária, a música, as pinturas corporais, as habitações, entre outros.
A experiência incluiu ainda esportes de aventura, interações com animais e momentos de integração com a natureza, promovendo uma vivência interdisciplinar e enriquecedora.
A partir dessas vivências, a escola propôs ações que aprofundaram os conhecimentos adquiridos.
Em Artes, os estudantes exploraram elementos culturais, tipos de moradia, narrativas e manifestações artísticas dos povos originários, criando produções em desenho, maquetes e painéis.
Em Filosofia, refletiram sobre as formas de vida, a relação com a natureza, os modos de ver o mundo e as resistências dos povos originários, promovendo sensibilização e empatia.
Em Educação Física, foram trabalhados esportes não convencionais, atividades de aventura, danças tradicionais e comparações com brincadeiras indígenas.
Já em História, foram abordadas as transformações da paisagem realizadas pelos povos originários, as formas de organização das sociedades indígenas, seus registros culturais, as resistências à colonização e a diversidade étnico-racial no Brasil.
Essas vivências proporcionam situações de diálogo, convivência e abertura para experiências, pois acreditamos em um estudante que seja protagonista de suas ações no mundo, respeitando o diverso e o diferente. Consideramos também que aprender é um processo construído coletivamente, em situações de conversação e trocas que nos potencializam como humanos que habitam um mundo comum.
.





