No dia 12 de outubro, nossa escola recebeu o prêmio de melhor redação no concurso sobre os 200 anos de imigração alemã no Rio Grande do Sul e 175 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul. O texto vencedor, escrito por Mariana de Lara Kipper, traz a seguinte reflexão: “Uma viagem tem muitos aspectos. A aventura fora de nossas terras é certamente incalculável, estendendo-se para dimensões além do receio ou entusiasmo. Como um arco-íris, seu aro circunda todos os limites do pensamento: para fora do vasto horizonte, direcionava meu olhar, pensava nas variadas matizes da paisagem, contrastando com tal pensamento caucasiano.”

Assim que o concurso de redação foi anunciado, as professoras levaram a proposta às suas turmas, incentivando os estudantes a escreverem um texto para ser revisado por elas. Os interessados começaram a se preparar, contando com o apoio das professoras de História da escola, Jéssica Fernanda Arend e Marília Guaragni de Almeida, que trouxeram estudos e abordagens sobre a imigração alemã.

Em seguida, as professoras de Língua Portuguesa, Janesca Ivanete Kuntzer Wegner e Catiussa Martin, orientaram os estudantes na produção das redações. Na categoria do 6º e 7º anos, foram selecionados os textos de Isabelle Andrada de Paula, da turma 71, e de Valentina Panta Battisti. A professora Janesca recorda a reação que teve ao ler os textos das duas meninas: “Foi uma reação instantânea de que estava em minhas mãos um texto finalista. Tanto Isabelle quanto Valentina são alunas que escrevem muito em nossas aulas, com criatividade, cuidado estético e rigor ortográfico.”

A escrita é uma rotina nas turmas participantes do concurso. Em cada turma do 6º e 7º anos, até cinco estudantes se inscreveram, o que tornou a seleção criteriosa. Durante o ano, as turmas produzem cerca de 20 textos criativos (de menor extensão), além de seis produções textuais dirigidas (gêneros específicos desenvolvidos ao longo das aulas) e três resenhas críticas baseadas nas leituras obrigatórias trimestrais. “Ter esse retorno, com o primeiro lugar em um concurso regional, é motivo de muito orgulho e resultado de muito trabalho”, acrescenta Janesca Wegner.

Na categoria do Ensino Médio, a escola enviou dois textos ao concurso. Mariana de Lara Kipper, do 2º ano do Ensino Médio, turma 202, conquistou o 1º lugar, enquanto Matheus Augusto Lemes, do 3º ano do Ensino Médio, turma 302, recebeu menção honrosa. Os textos foram orientados pela professora Catiussa Martin, que contou com a ajuda da professora Pamella T. da Silva durante o processo. Segundo a professora Catiussa, “escrever é um ofício que só se aprende na prática. Por esse motivo, é essencial que a escola proporcione momentos de escrita e participação em concursos, para que o hábito não fique restrito ao exercício de aula. Assim, os estudantes podem ver suas palavras representando-os, conquistando e encantando outros leitores além do professor.”

Por fim, Matheus Augusto Lemes compartilhou uma reflexão que lhe veio à mente: “Veio à minha mente uma frase bastante famosa, dita pelo imperador Júlio César: ‘Veni, vidi, vici’ — ‘vim, vi e venci’. Essa frase persistiu em minha cabeça por muito tempo, pois todos aqueles móveis e máquinas não eram apenas objetos; eram provas de esperanças vivas.”