No dia 30 de março de 2024, Dia Internacional do Lixo Zero, nossa escola desenvolveu ações com os estudantes para conscientização da importância da preservação do nosso planeta. Além disso, trouxemos para as discussões de sala de aula o ODS 12, que visa a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais. Este objetivo inclui o cuidado com resíduos sólidos e a diminuição da emissão de poluentes, meta da Agenda 2030 da ONU.

A Escola Educar-se qualifica suas atividades cotidianas através de uma visão sustentável, incluindo a preocupação com o descarte e o reaproveitamento de diferentes materiais. Dentre essas ações institucionalizadas na escola, permanecem com grande força até o presente momento projetos como coleta seletiva em todo o campus, coleta de óleo saturado, descarte de pilhas e baterias, horta escolar, composteira, compra coletiva de materiais escolares, sucateiro, coleta de materiais escolares usados, blister de medicamentos, esponjas usadas, tampas e lacres de latinha. Todas essas ações fazem parte de um grande projeto/missão da escola: o BIOEDUCAR.

Ações que foram desenvolvidas no Dia Internacional do Lixo Zero:

Educação Infantil:

• Trilha na área verde para coletar resíduos
  • Descarte correto
  • Continuação da reflexão sobre o descarte do lixo nas famílias com o intuito de desenvolver a consciência e responsabilidade ambiental

Anos Finais:

• 1º e 2º anos: Limpeza da horta de chás da escola, poda de chás e temperos para reiniciar o plantio neste espaço, com o objetivo de reduzir o consumo de chás industrializados, evitando a produção de resíduos.
  • 3º anos: “Meu lugar no mundo” – Reflexão sobre a situação do saneamento básico no bairro de cada família.
  • 4º anos: Debate em sala de aula sobre o uso das cisternas instaladas na escola.
  • 5º anos: Reflexões sobre a importância da água e sua preservação.

6° anos: Discussão sobre o termo SUSTENTABILIDADE (concepções e entendimentos), após a organização de um painel sobre como esse termo está atrelado à nossa escola por meio das ações já realizadas.

7° anos: Separação dos materiais do sucateiro por grupos de estudantes.

8° anos: Produção textual sobre o tema água (com reflexões e possíveis soluções para o uso consciente e sustentável).

9° anos: Caminhada pelos espaços da Universidade e Escola Educar-se, para recolher resíduos que estivessem pelo chão ou em lugares inadequados. Elaboração de um relatório descritivo sobre as percepções quanto ao destino correto do lixo.