ORGANIZAÇÃO

O Ensino Médio é composto por 1.800 horas de Formação Geral Básica organizada e pensada por área do conhecimento, sem perder as especificidades de cada ciência, e 1.200 horas de Itinerários Formativos. Esse último será dividido em Núcleo Comum, Eletivas e Trilha, personalizadas para cada ano.
 

ESTRUTURA

O Ensino Médio Educar-se é uma proposta de formação participativa, ativa, cooperativa e democrática; construtora de valores repletos de humanidade e de empreendedorismo. E, para isso, deve-se amparar na ampla infraestrutura de laboratórios, salas de aula, áreas de natureza, de esportes e de convivência que sempre foram um diferencial da instituição.
 

São unidades curriculares que compõem o Itinerário Formativo e são obrigatórias a todos os estudantes. Composto por: Projeto de Vida; Leitura e Produção de Textos; Prática e Produ(a)ção Científica.

PROJETO

DE

VIDA

Possibilita um amplo repertório formativo e estabelece uma relação com todas as áreas do conhecimento. Envolve três dimensões: pessoal, social e profissional. Na Educar-se ele foi construído considerando pilares do conhecimento que vão ao encontro do nosso Projeto Político Pedagógico. Ele deve promover a construção de habilidades que contribuem para a cidadania e a emancipação do sujeito, assim como a formação ética e existências saudáveis e sustentáveis; proporcionando experiências de aprendizagens sobre a realidade, sobre os desafios do tempo presente – sociais, econômicos, emocionais, científico-tecnológicos e ambientais – e sobre a tomada de decisões fundamentadas.
 

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Desenvolver e aprimorar competências e habilidades que envolvam uma melhor comunicação tanto oral quanto escrita, com enfoque na leitura, interpretação e compreensão textual; produção e interpretação de diferentes gêneros textuais.
 

PRÁTICA E PRODU(A)ÇÃO CIENTÍFICA

Ampliar a capacidade de problematizar, de investigar, de agir de forma metodológica e cientificamente na realidade social, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e de produções científicas relativas às diferentes áreas do conhecimento.
 
 

TRILHA

Busca expandir e aprofundar os aprendizados promovidos pela Formação Geral Básica (FGB). Essa ampliação ocorre em articulação com temáticas contemporâneas. Permite maior articulação entre os conhecimentos curriculares (competências e habilidades) e sua aplicação em diferentes contextos. Trilha de aprofundamento nas áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias e Ciências humanas e sociais aplicadas.

 

ELETIVAS

É a parte fluída (flexível) do Itinerário Formativo, onde são oferecidas diferentes possibilidades de livre escolha para os estudantes.

São oportunidades para o desenvolvimento de projetos relacionados aos interesses dos estudantes, desenvolvendo a autonomia e a capacidade de tomada de decisões, promovendo a aquisição de competências relevantes para a vida no século XXI.

 

Educação Financeira I

Exploração e utilização de estratégias e procedimentos matemáticos e computacionais em relações que envolvem o uso do dinheiro nas situações do cotidiano; conhecimento e aplicação de conceitos de receita e despesas no orçamento individual e familiar; análise e compreensão de causas e consequências do endividamento excessivo e quais as possibilidades para superar esta condição; análise e compreensão dos hábitos de consumo, avaliando o que é “necessidade x desejo” e que as escolhas afetam a qualidade de vida no presente e no futuro; compreensão das vantagens e desvantagens (juros) na utilização do crédito.

Educação para as mídias

Produção plural, inclusiva e participativa de diferentes produtos midiáticos que englobam a sociedade da informação, contribuição ao desenvolvimento cultural do estudante, sendo ele sujeito de um processo em que as mídias estão onipresentes, oferecendo compreensão e distanciamento necessário à análise crítica, produção e utilização de informações e de todos os tipos de mensagens.

Investigações experimentais em Ciências da Natureza

Desenvolver práticas experimentais visando a contextualização dos conhecimentos relativos às Ciências da Natureza para a compreensão de fenômenos que perpassam por ela, aliando os estudos teóricos à prática científica, fundamental para a construção do conhecimento. Desse modo, busca-se fomentar a dimensão investigativa, vivenciando os processos que se referem a construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos, representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

Empreendedorismo

Elaboração e produção de projetos empreendedores, considerando a autonomia de aprendizado dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários à gerência da própria vida (profissional, pessoal e social).

Cena do crime: uma abordagem científica

Análise de um crime fictício em busca de fatos e evidências (impressões digitais, saliva, fio de cabelo, pegadas, sangue e outras) que possam ajudar a identificar ou descartar a autoria de um crime.

Cultura brasileira

Literatura, música e cinema Estuda a pluralidade cultural, com destaque às tensões e às confluências da experiência contemporânea brasileira, tomando por referência a história e cultura brasileira e o seu diálogo com literatura, música e cinema.

Produtos naturais na promoção em saúde

Alimentação, nutrição e segurança alimentar. Ética e responsabilidade social. Saúde e bem-estar. Empreendedorismo. Sustentabilidade. Farmacologia. Fitoterapia. Propriedades físicas e químicas dos compostos. Interação medicamentosa. (Propor práticas sustentáveis e empreendedoras a partir da extração de substâncias naturais com propriedade farmacológicas).

STEAM I: Engenharia da criatividade

Construção de protótipos e práticas envolvendo grandezas e unidades de medida, história da Ciência, tabela periódica, máquinas simples e genética.

A dinâmica do corpo humano

Capacidades do corpo humano.  Estrutura fisiológica do movimento. Padrões estéticos. Nutrientes construtores e energéticos durante a atividade física. Práticas corporais e vivências em diversos espaços e situações.

Processos Artísticos nas Artes Plásticas

Investigação de um processo de criação poética, do projeto à prática e apresentação da criação. Proporcionar práticas de leitura e de escrita, verbais e não-verbais, a partir de uma determinada manifestação nas artes visuais. Criação voltada a uma experimentação e produção singular.

Cidade: um laboratório vivo

Perspectivas sobre cidade e smart cities. Discussões sobre os agentes sociais na produção do espaço urbano. Levantamento de dados, redes e serviços urbanos. Fundamentação sobre gestão, planejamento e desenvolvimento.  Análise em distintas dimensões: urbanas, infra estruturais, socioeconômicas, ambientais, tecnológicas e culturais.Orientação para criação de novas tecnologias para smart cities.

Robótica e Automação

Histórico e contextualização. Classificação e aplicação dos robôs. Atuadores e sistemas de movimento. Sensores, produção e interpretação de dados. Noções de eletrônica. Tipos de linguagem, programação e teste de protótipos de automação.

Ciência e tecnologia na sociedade contemporânea

Exploração de tópicos relacionados a química ambiental, controle biológico, biorremediação, biotecnologia, nanotecnologia, bem como suas aplicações e implicações na sociedade atual.

Oratória e Debate

Habilidade de falar em público de forma clara, lógica e coerente. Linguagem formal e informal. Comunicação através do corpo e dos gestos. Comunicação não-violenta. Debates. Interpretação dos fatos da atualidade, questões políticas e territoriais. Relações entre poder e território. Leitura e escrita.

Estratégias de marcas: Conteúdos em Mídias Digitais

Investigar processos implicados em publicações de grande alcance nas mídias; estudar o fenômeno das viralizações; compreender o que há por trás dos “likes”, enfocando em como e para quê a publicidade e a propaganda são tão importantes para a consolidação de uma marca (empresa, produto, pessoa, etc) na sociedade de consumo.

Educação Financeira II: Investimentos

Conceitos básicos e ferramentas relacionadas a investimentos de risco. Desenvolvimento de diferentes regimes de capitalização existentes e as principais operações financeiras a eles associados. Aplicações voltadas às operações no mercado brasileiro. 

Cinemundo

Fornecer uma introdução abrangente ao mundo do cinema mundial, explorando os aspectos históricos, estéticos e técnicos da sétima arte. Os estudantes serão apresentados aos principais conceitos, movimentos e elementos que moldaram o cinema ao longo do tempo, bem como desenvolverão habilidades para análise crítica de filmes.

Desenho e Plástica

Promover experimentações técnicas fundamentais de desenho e plástica. Estabelecer relações entre procedimentos e materialidades com a História da Arte, de modo a ampliar repertórios e promover o exercício investigativo individual em artes. Fomentar a leitura e apreciação em artes visuais.

Moda: Comportamento ou tendência?

Proporcionar aos estudantes vivências práticas, teóricas e reflexivas acerca do amplo tema da moda e suas extensões em relação à influência identitária, ancestral, territorialista, temporal, cultural, política, no que tange ao consumo (e consumismo) de roupas e outros itens, sobre a produção e impactos ambientais advindos do “mundo da moda”, além de ações sustentáveis possíveis relacionadas ao tema.

Agriculturas e sociedade: uma visão sistêmica

Promover a discussão sistêmica, reflexão e compreensão das agriculturas a partir de uma perspectiva agroecológica; estabelecer relações entre as diferentes realidades do rural; analisar as questões produtivas e sociais no campo.

Ciência dos alimentos

Proporcionar aos estudantes uma compreensão fundamental da tecnologia de alimentos, destacando as operações e processos de produção, segurança alimentar, qualidade dos alimentos, aspectos ambientais e inovações na indústria de alimentos.

Gastronomia: História, cultura e práticas alimentares

Refletir sobre a alimentação e as práticas alimentares ao longo da história humana, com foco na cultura alimentar ocidental. Problematizar mudanças e permanências nos hábitos alimentares. Ampliando o entendimento da alimentação percebendo-o como fruto cultural, histórico e social. Compreender as práticas alimentares como elemento fundamental na construção de identidades e interações humanas.

Geopolítica e Relações Internacionais

Introduzir os estudantes nos principais conceitos e desafios da Geopolítica atual, capacitando-os a entender e analisar questões globais complexas e desenvolver habilidades críticas de pensamento.

Inteligência Artificial (IA): Para além dos algoritmos

Entender os princípios da inteligência artificial (IA) e suas ramificações como uma ferramenta para analisar e resolver questões na sociedade.

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