Já parou para pensar em quantas viagens você embarca toda vez que navega em um livro? E se você tivesse um passaporte para registrar cada uma delas? Pensando nisso a Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS, lança o Passaporte da Leitura, projeto inédito na instituição.
A ação integra os projetos Ler-se: leituras múltiplas leituras e Iniciação Científica, que visam incentivar e proporcionar espaços que ampliem o hábito da leitura. Por meio dessa ferramenta pedagógica estudantes, professores, técnicos administrativos e comunidade escolar, em geral, são convidados a interagir e trocar experiências.
Em cada passaporte, de uso pessoal e exclusivo, podem ser realizados registros históricos de leituras pessoais, além de passeios, viagens e visitas a livrarias, por exemplo. Com ele, os leitores poderão guardar memórias de leitura para sempre.
Ao receber os passaportes, que foram entregues ao longo dessa semana, todos são convidados a preencher seus dados pessoais com foto. Após, ao acessar o QR Code na contracapa, é possível conhecer mais do projeto e preencher um questionário sobre hábitos de leitura. As informações, de acordo com os organizadores, “são essenciais para o controle alfandegário”.
Segundo a professora de História, Débora Vogt, a ideia é que o documento possa servir como um registro histórico individual, conectando a leitura com diferentes disciplinas. Além disso, posteriormente será realizado um estudo sobre o impacto do projeto na vida dos participantes.
“A gente acredita que cada um, preenchendo o seu passaporte e lendo os dos outros, vai poder compartilhar experiências, além de desenvolver o gosto pela leitura”, acredita a professora de Português, Pamella Tucunduva da Silva.
Intercâmbio
Para quem tem um Passaporte da Leitura as oportunidades vão além das salas de aulas. Na próxima terça-feira, 14, por exemplo, os estudantes da Educar-se irão participar de uma atividade com a turma do 8º ano do Colégio Estadual Monte Alverne (Cema). Será um momento de trocas de leituras e de envio de passaportes.
Deixar um comentário