As aulas de Educação Física na Escola Educar-se, planejadas para contemplar a participação de todos, despertaram os estudantes para uma nova realidade. Por meio da 1ª Semana de Jogos e Atividades Adaptadas as turmas foram convidadas a realizar uma série de práticas físicas como goalball, corrida de guia e vôlei sentado.

De acordo com o professor Marcos Moraes, a programação foi pensada e elaborada pelos docentes da área em virtude da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto. “Nós buscamos desenvolver ações para lembrar a data, oportunizando a vivência de atividades e jogos adaptados, além de esportes paralímpicos, com o propósito de atenuar as barreiras que impedem a plena participação da pessoa com deficiência nas mais variadas áreas”, explica.

Para a educadora especial do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Educar-se, Graciela Barros, momentos como esses são enriquecedores, pois permitem aprendizados ainda mais amplos. “Visamos não somente a adaptação pedagógica, acessibilidade e inserção social dos estudantes, com suas especificidades, mas uma organização que perpassa o humano, ancorada no princípio de igualdade que a legislação brasileira proclama. Desta forma podemos nos referir a uma cidadania ativa, em que criamos espaços para juntos vivermos a inclusão”, afirma.

Dentro da temática, as aulas foram realizadas até o dia de hoje, sexta-feira, 24. As atividades ocorreram no ginásio e nas áreas da Escola com estudantes do Maternal ao 3º ano do Ensino Médio, o que representou mais de 500 pessoas envolvidas.