O Grêmio Estudantil é uma organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Através dele os alunos dialogam, criam e fortalecem ações que podem ser inseridas dentro e fora das instituições. Aprendizagem, cidadania e responsabilidade são alguns valores aprendidos dentro de um Grêmio Estudantil. Aqui na Escola, o Grêmio Estudantil João Carlos de Melo (GEJOCAM) há anos vêm desenvolvendo trabalhos sempre buscando por melhorias. Como o espírito de um Grêmio são os jovens, a cada ano ele precisa se renovar.

Com isso, na próxima sexta-feira, dia 15, acontecem as eleições para que um novo grupo de líderes possa dar continuidade nas atividades. E o voto de cada estudante é muito importante, afinal, se trata em escolher pessoas que irão representá-los durante o ano inteiro. Para falar um pouco mais sobre o papel do Grêmio Estudantil e fazer uma avaliação do trabalho realizado, conversamos com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, Matheus Müller e Eduarda Bordignon, Presidente e Vice-Presidente da atual gestão, que se despede na terça-feira, dia 19, data da posse dos próximos gestores.

Quando questionados sobre o que pensavam ser a função do G.E dentro de uma escola, tanto Matheus quanto Eduarda, concordaram que se trata de uma conexão de ideias entre os alunos. “Somos os representantes, quem lida com o que eles pensam e desejam, mas de alguma forma, não conseguem transmitir” – disse Eduarda. Tudo no início é mais complicado, principalmente quando se trata em administrar os objetivos de jovens estudantes. De acordo com Matheus, houve dificuldades, mas teve também muita experiência, desafios e aprendizado – “Foi muito bom” – completou, entre risos.

Durante a gestão, o Grêmio arrecadou verba através das festas da Escola e realizou algumas atividades. A mais marcante, segundo eles, foi a de Halloween. “Houve uma integração entre os alunos, desde o Maternal ao Ensino Médio, todos participaram. E essa interatividade é uma das coisas que a Escola sempre nos transmitiu” – comentou a Vice-Presidente. Como legado para os novos que assumirem o Grêmio, eles deixam ainda mais vontade de trabalhar e realizar ações pela Escola. Como sugestão, organizar os projetos, designar tarefas entre eles, e o mais importante, ter muito comprometimento. Afinal, é um trabalho que exige tempo e dedicação. Não vai ser fácil, mas no final, sempre compensa.

Boa sorte à nova gestão e parabéns pra galera do atual Grêmio que fez um ótimo trabalho!

GEJOCAM 2015/2016

Matheus Müller – Presidente;