No dia 19/04, as turmas dos 4º, 5º, 7° e 8° anos participaram do seminário “Emergência Ancestral: História e Cultura Indígena na Educação”. Na oportunidade, o Cacique Vherá Poty da aldeia Jekupe Ambá falou para os estudantes sobre cultura e educação indígena.

Na nossa escola, o trabalho com os povos indígenas é abrangente e engloba não apenas o aspecto histórico e cultural, mas também busca integrar o cotidiano, a literatura e proporcionar experiências de convivência direta com essas comunidades. Reconhecemos a importância de oferecer aos estudantes uma compreensão holística e respeitosa sobre a diversidade cultural do nosso país, especialmente em relação aos povos indígenas.

Primeiramente, na abordagem histórica, os estudantes  aprendem sobre a trajetória dos povos indígenas desde antes do período colonial até os dias atuais. Exploramos suas contribuições para a formação da identidade nacional e destacamos as diversas culturas e modos de vida existentes entre esses povos.

Além disso, valorizamos a cultura indígena contemporânea, destacando seus aspectos artísticos, literários e cotidianos. Isso inclui o estudo da literatura indígena, que oferece uma visão única das tradições e perspectivas dessas comunidades, transmitidas por meio de narrativas orais e escritas.

Uma parte fundamental do nosso programa educacional é a interação direta com os povos indígenas. Organizamos visitas a aldeias ou comunidades, participamos de eventos culturais indígenas e promovemos oportunidades para o diálogo e o intercâmbio de experiências entre estudantes e membros dessas comunidades. Essas atividades não só enriquecem o aprendizado, mas também fomentam o respeito mútuo e a valorização das diferenças culturais.

Ao participar desses eventos e momentos de convivência, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a cultura indígena de forma autêntica e respeitosa. Eles aprendem a valorizar e a compreender melhor a diversidade cultural do Brasil, além de desenvolver habilidades de empatia e diálogo intercultural.

Na Educar-se, o trabalho com os povos indígenas vai além do conhecimento teórico; busca-se uma experiência educacional enriquecedora e inclusiva, que promova o respeito, a valorização e o entendimento das culturas indígenas, por meio de vivências concretas e da interação significativa com essas comunidades.