O terceiro ano do Ensino Médio da Educar-se participou de dois dias de provas, na última semana. Em 26 e 28 de outubro, os estudantes realizaram o simulado Enem Evolucional, idêntico ao modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oficial e comparável ao exame do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“O modelo pedagógico da avaliação reproduz fielmente o Enem, respeitando a Matriz de Referência e as ênfases dadas em cada objeto de conhecimento dos últimos exames”, explica a coordenadora pedagógica Geovane Puntel.

A devolução dos resultados ocorrerá por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), no qual cada participante recebe um relatório individual, além de um on-line, com acertos e erros na prova, resolução de cada uma das questões, índice de marcações em cada alternativa, pontos fortes e fracos do estudante e a nota da redação segmentada por Competência.

Ainda de acordo com Geovane, o feedback oferecido pela Evolucional é importante não só para alunos, mas para os professores. “Ele possibilita visualizar as habilidades e os pontos nos quais os jovens apresentam mais dificuldades. Assim, o simulado faz sentido para todos os envolvidos”. 

 

Além disso, os adolescentes tiveram a oportunidade de ouvir uma especialista da Evolucional que explorou a plataforma e mostrou todas as ferramentas disponíveis, indicando como podem ser utilizadas para otimizar e direcionar os estudos.