A viagem de estudos dos 8° anos da escola Educar-se, acompanhados pelas professoras Camila Menezes, de Geografia, e Rafaela Tadiello, de Ciências, para Foz do Iguaçu, representou uma experiência enriquecedora e marcante para os estudantes. Durante a visita ao Parque das Aves, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a biodiversidade local, aprendendo sobre a importância da preservação ambiental e das espécies nativas, além de observarem de perto aves raras e ameaçadas de extinção.

Nas Cataratas do Iguaçu os estudantes poderão explorar a impressionante beleza natural e a magnitude das quedas d’água, além de compreender aspectos geográficos, como a formação geológica da região, e ambientais, como a importância da conservação da biodiversidade local. A interação com o Parque Nacional do Iguaçu permite a observação de espécies nativas, além de discussões sobre turismo sustentável e a importância dos recursos naturais compartilhados pela Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Na Usina Hidrelétrica de Itaipu, os estudantes foram apresentados a uma das maiores obras de engenharia do mundo, compreendendo o funcionamento de uma usina e sua relevância para a geração de energia limpa e renovável. A visita destacou a importância da sustentabilidade e o papel essencial das fontes de energia renováveis para o futuro do planeta.

O Marco das Três Fronteiras, onde Brasil, Paraguai e Argentina se encontram, proporcionou uma reflexão sobre a integração cultural e histórica dos três países. Os alunos entenderam a relevância geopolítica da região e o valor da cooperação internacional.

Essa viagem, além de ampliar os conhecimentos acadêmicos, fomentou nos estudantes o desenvolvimento de uma consciência cidadã, compromisso com a preservação ambiental, reforçando o aprendizado adquiridos em sala de aula.