Na noite do dia 2 de julho, a Escola Educar-se promoveu um momento especial de formação para seus colaboradores. A convidada para esse momento foi a pesquisadora Ana Cláudia Munari Domingos, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, que trouxe uma reflexão sobre os impactos, riscos e potencialidades das Inteligências Artificiais, como Copilot, ChatGPT e Gemini, no cenário atual e no universo educacional.

Em sua fala, Ana Cláudia destacou que o funcionamento desses modelos de IA exige grandes volumes de recursos naturais. Ela também ressaltou o impacto energético, explicando que a IA já responde por 0,5% de toda a eletricidade consumida no mundo, com previsões de crescimento para os próximos anos.

No campo educacional, a pesquisadora alertou para importantes desafios, como o risco de dependência tecnológica, questões de privacidade e segurança de dados, desigualdade de acesso e até mesmo possíveis impactos no desenvolvimento cognitivo e social de crianças e jovens.

A professora Ana enfatizou que o papel da escola e dos educadores é essencial para transformar a IA em uma ferramenta de aprendizado que contribua para o desenvolvimento do pensamento crítico, estimule investigações e promova a aprendizagem. Mais do que nunca, o debate sobre o uso dessas tecnologias precisa estar presente no ambiente escolar, preparando os estudantes para os desafios e as oportunidades de um mundo cada vez mais conectado.