Nossa escola busca esclarecer os estudantes sobre temas importantes. Recentemente, recebemos a delegada Raquel Schneider e a comissária de polícia Camila Pavani para uma conversa com nossos estudantes, do 6º ano até o 3º ao do Ensino Médio, por meio do programa Papo de Responsa, um projeto oficial de prevenção da Polícia Civil do RS.

Durante o Papo de Responsa, houve um diálogo descontraído sobre a prevenção às drogas e as consequências do tráfico e consumo. Outros temas de interesse, como bullying, violência, atos infracionais e seus desdobramentos, abuso infantil, cuidado nas redes sociais, também foram abordados, graças aos laços de interação criados pela aproximação social.

Antes da palestra, os estudantes foram incentivados a refletir com as seguintes perguntas:

  • Como você acha que a polícia pode ajudar na prevenção de drogas, comportamentos de risco, atos infracionais e bullying?
  • Quais dúvidas ou preocupações você tem sobre esses temas que gostaria de discutir na palestra?
  • O que você espera aprender ou entender melhor após essa palestra?

Após a palestra os estudantes retornaram para suas salas de aula e foram provocados pelos seus professores para reflexão sobre:

  • O que mais te impactou na abordagem da Polícia Civil em relação aos jovens e à prevenção de comportamentos de risco?
  • Que novas estratégias ou ações você acha que a escola pode adotar para prevenir violência, bullying, uso de drogas e comportamentos de risco?
  • Você se sente mais preparado para lidar com situações de risco ou para ajudar um colega que esteja em uma situação difícil? Como?
  • Como você pode contribuir para promover um ambiente escolar ou comunitário mais seguro?

Dessa forma, acreditamos que momentos assim contribuem para que nossos estudantes reflitam sobre os tópicos discutidos e que possam aplicar o que aprenderam no seu cotidiano, promovendo uma compreensão mais profunda e consciente da sociedade a qual estão inseridos.