Visitar pontos turísticos pode ficar ainda mais interessante quando se sabe um pouco da história de cada um deles. Foi justamente essa experiência que os estudantes dos 4ºs anos da Educar-se vivenciaram na última quinta-feira, 31, em Santa Cruz. Na ocasião, os grupos, acompanhados pelas professoras Sâmera Uebel e Caren Renta de Queiroz, realizaram saída de campo com destino a alguns dos principais pontos de visitação no município.

A primeira parada foi no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, na antiga Estação Férrea. No local, acompanhados pelo guia de turismo Luís Carlos Moritzen, também visitaram o vagão de trem, nos fundos do prédio, e assistiram a uma explanação do artista plástico Alceo Pereira da Costa sobre o homem de ferro, instalado em 2004 junto à Praça Siegfried Heuser. Mais tarde, as duas turmas seguiram para o Santuário de Schoenstatt e o Parque da Gruta, onde participaram de uma trilha em meio à natureza.

As visitas são apenas algumas das ações previstas dentro do projeto Olhares para Santa Cruz do Sul, desenvolvido em sala de aula ao longo de todo o ano letivo. “Acreditamos que a leitura do mundo começa pela leitura do lugar onde vivemos, pertencemos, e que a criança começa a construir esse pertencimento na medida que conhece o seu espaço, constroi uma intimidade com ele e se sente parte”, afirma Sâmera.

Aula de diversão e conhecimento

Quem passa pelo homem de ferro, junto à praça Siegfried Heuser, muitas vezes nem imagina que a figura é a reunião de várias de etnias e personagens famosos. “Achei muito legal que o nariz dele é o do Michel Jackson”, conta a estudante da turma 42, Glória Poliana de Moura, 10 anos.

Durante o passeio, a jovem Ana Luíza Federizzi, 9, também pode conhecer um novo recanto da cidade onde nasceu. “Foi minha primeira vez no Santuário. Gostei muito da paisagem”, conta a estudante da turma 41.

A partir de agora, ainda em setembro, mês do aniversário de Santa Cruz, os estudantes serão convidados a criar maquetes dos pontos turísticos do município. A ideia surgiu na sexta-feira, 31, quando os grupos visitaram a Maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Saiba mais

Em março as famílias dos alunos foram convidadas a um passeio noturno pelo Parque da Santa Cruz. Atualmente, no saguão da Escola é possível conferir um mural sobre a cidade, com lembranças, notícias e curiosidades trazidas por toda a comunidade escolar. Ao longo do ano também foram realizadas rodas de conversa, palestras, entre outras atividades.

Dois meses depois, em maio, as turmas visitaram outros pontos turísticos, com o Museu do Colégio Mauá, Monumento ao Imigrante Alemão, Praça da Bandeira e o antigo Clube União. “Durante nosso trajeto, a pé, foi possível conhecer e observar melhor as nossas ruas e praça, valorizar o que elas têm de bom e apontar o que pode ser melhorado”, conta a professora Caren. Em breve, as turmas também realizarão visitas à estação de captação de água no Rio Pardinho, o Lago Dourado e a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan.

Fotos: Sandro Lopes dos Santos