No momento atual, os ambientes escolares acolhem uma grande quantidade de estudantes, onde a maioria permanece por longos períodos. Crianças e adolescentes possuem muita energia e necessidade de extravasá-la por meio de atividades que favoreçam a movimentação, especialmente nos intervalos, onde frequentemente permanecem correndo e brincando intensamente.

Com esse intuito, a Educar-se promoveu vários dias de formação com seus colaboradores de primeiros socorros, ministrado pelo professor Anderson Matos Teixeira, para capacitá-los sobre qualquer intercorrência que possa surgir no âmbito escolar, permitindo que atuem de forma adequada na prestação de técnicas de socorro imediato. Embora seja evidente que nenhum treinamento de primeiros socorros substitua o atendimento de um profissional da saúde, é possível que, ao socorrer a vítima de maneira correta, contribuam para um resultado satisfatório no socorro.

Os profissionais da educação e todos os prestadores de serviço do ambiente escolar podem se encontrar em situações de emergência com os estudantes. Diante dessas circunstâncias, surge a questão: quais procedimentos devem ser realizados? Nesse contexto, o conhecimento que a equipe escolar possui em relação às práticas de primeiros socorros pode representar um diferencial significativo.

O grupo abordou questões como convulsões, desmaios, ferimentos, hemorragias, traumas ortopédicos, lesões, engasgamento, parada respiratória, cardíaca e cardiorrespiratória e acidentes com animais peçonhentos e insetos. Em alguns tópicos, todos os participantes praticaram procedimentos de forma simulada.

Investir em um curso de primeiros socorros em parceria com a CIPA não apenas fortalece a capacidade de resposta diante de emergências, mas também promove uma cultura de segurança e cuidado dentro da comunidade escolar. Ao adquirir habilidades práticas em primeiros socorros, os colaboradores da Educar-se tornam-se mais aptos a lidar com situações críticas, protegendo não apenas os estudantes, mas também os colegas de trabalho e a si mesmos.