Não é de agora que o brincar na infância tem sido discutido e estudado por muitos pesquisadores como uma prática essencial para o desenvolvimento saudável das crianças.

“Brincar é tão indispensável como respirar”, diz Gabriela Romeu.

Aqui, na escola Educar-se, o brincar é livre, e as crianças usam sua criatividade, imaginação e curiosidade de forma espontânea. É importante permitir que as crianças conduzam suas próprias brincadeiras e tomem decisões sobre o que fazer, como fazê-lo.

O brincar na infância envolve o uso da imaginação e da criatividade. As crianças podem criar mundos fictícios, interpretar papéis, inventar histórias e explorar diferentes possibilidades. O brincar imaginativo permite que elas experimentem e compreendam o mundo ao seu redor de maneiras únicas. Brincar com outras crianças é uma oportunidade importante para o desenvolvimento social. Ao brincar juntas, as crianças aprendem a compartilhar, cooperar, resolver conflitos, negociar e se comunicar. Essas interações são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

O brincar na infância oferece às crianças a oportunidade de explorar o mundo ao seu redor, experimentar diferentes materiais, ambientes e experiências. Ao brincar, as crianças desenvolvem habilidades físicas, cognitivas e sensoriais, além de adquirir conhecimento sobre si mesmas e sobre o mundo.