Todas as terças-feiras, na Escola Educar-se, uma iniciativa em parceria com o CAPA (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor) e a ECOVALE promove uma feira orgânica de produtos hortifrútis. Esta ação visa valorizar a agricultura familiar e os pequenos agricultores diretamente no ambiente escolar. A importância dessa ação transcende o simples ato de comercialização de alimentos saudáveis; ela representa um estímulo fundamental para a formação de hábitos saudáveis nos estudantes, incentivando-os a consumir alimentos livres de agrotóxicos.

A parceria entre a escola e os produtores locais cria um ambiente propício para a conscientização sobre a importância da agricultura familiar e do consumo responsável. Ao proporcionar acesso direto a produtos orgânicos, a feira não apenas educa, mas também promove uma conexão entre os estudantes e os pequenos agricultores, fortalecendo os laços comunitários.

Além disso, essa iniciativa não se limita ao aspecto educacional; ela tem um impacto econômico significativo. Ao apoiar os pequenos agricultores da região, a feira contribui para a geração de renda em uma escala local, fortalecendo a economia da comunidade.

A coerência dessa iniciativa está intrinsecamente ligada aos valores de sustentabilidade, saúde e responsabilidade social. Ao promover a agricultura familiar e o consumo de alimentos orgânicos, a Escola Educar-se, em parceria com o CAPA e a ECOVALE (Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas LTDA), não apenas cumpre seu papel educacional, mas também age como agente de mudança positiva na comunidade. Essa ação demonstra que é possível promover hábitos saudáveis e sustentáveis, ao mesmo tempo em que se apoia a economia local e se fortalece o vínculo entre produtores e consumidores.