O último dia de abril reservou momentos especiais ao oitavo ano da Escola Educar-se. Na terça-feira, 30, a turma pode conhecer Santo Ângelo e São Miguel das Missões, na companhia das professoras Débora Vogt, de História, e Margui Ayres, de Geografia.

Durante o dia, o grupo participou de visita guiada pelo Centro Histórico de Santo Ângelo. Por lá, conheceu o Portal dos 30 Povos, Catedral Angelopolitana, Museu Municipal Doutor José Olavo Machado, janelas arqueológicas e Memorial Coluna Prestes.

Após o almoço, estudantes e professoras seguiram ao Santuário do Caaró, em Caibaté. O local é representativo do primeiro ciclo missioneiro e do martírio dos padres Roque Gonzáles, João de Castilhos e Afonso Rodrigues, Jesuítas pioneiros na catequização dos índios da região. Além disso, no local também puderam conhecer uma fonte d’água considerada milagrosa.

Mais tarde, rumaram para São Miguel das Missões, onde participaram de visita guiada ao Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, Patrimônio Mundial da Humanidade. Durante o passeio, os jovens conheceram o Museu de Estatuária Missioneira, com imagens feitas por padres Jesuítas e índios Guaranis, durante os séculos 17 e 18. Por fim, apreciaram o Espetáculo de Som e Luz, junto às ruínas, que conta a saga dos Jesuítas e guaranis naquele tempo.