O Dia da Mulher contou com uma ação emocionante dos estudantes do Ensino Médio na Escola Educar-se. Durante a manhã, as turmas do 1º, 2º e 3º anos apresentaram diferentes aspectos em relação à data, na sala 101, no bloco 1. Com empenho e dedicação, os jovens deram verdadeiras aulas de conhecimento.

Incentivados a refletir sobre o tema nas aulas de História, ministradas pelo professor Jonas Scmidt, e Sociologia, da professora Marguit Ayres, os grupos trouxeram à tona a história que deu origem à data; as mulheres “invisíveis”, que passam despercebidas no cotidiano; e ainda representaram a força da mulher, além de relembrar nomes de anônimas que já foram vítimas de violência.

A iniciativa da apresentação, contudo, partiu dos próprios adolescentes. Para a coordenadora pedagógica, Geovane Puntel, momentos como esse têm um sentido muito maior daqueles vivenciados em sala de aula. “Nos faz acreditar que estamos no caminho certo em formar cidadãos capazes de olhar para o mundo de uma maneira crítica e inteligente”.

A professora Margui também destacou a grandiosidade do momento. “É uma reflexão muito importante. Nossos estudantes acolhem esses desafios”. A estudante do 2º ano, Antônia Py, representou a turma no ato. “Achei muito construtivo”. Já Guilherme Henn, do 1º ano, também destacou a integração como um incentivo a pensar na luta das mulheres. “O Dia da Mulher deveria ser todos os dias”.