Em um momento especial de diálogo com as famílias da Educação Infantil e do Primeiro Ano, nossa escola organizou um encontro no dia 22 de fevereiro de 2024, às 18h30, visando enriquecer nossas perspectivas para este início tão importante. Reconhecendo a família como a base de sustentação, confiança e coragem para que as crianças tenham uma adaptação tranquila, buscamos proporcionar orientações importantes para esse processo.

Para conduzir este momento, contamos com a presença da psicóloga Jacqueline Müllich Fensterseifer, que mediou as discussões e trouxe orientações sobre como as famílias podem auxiliar seus filhos na organização e adaptação ao ambiente escolar. Segundo Jaqueline, “é fundamental que a criança se sinta encorajada e confiante, sabendo que seus pais estão igualmente seguros e confiantes nesse novo passo.” Além disso, os pais também devem se preparar adequadamente para este início, acolhendo com atenção as dúvidas e angústias de seus filhos, pois o diálogo desempenha um papel necessário nesse processo de adaptação.

Durante o encontro, destacou-se a importância de transformar o momento de organização dos materiais escolares em uma celebração, incentivando a participação ativa da criança nesse processo. É essencial que ela se sinta parte integrante, sabendo o que tem dentro de sua mochila e onde encontrar seus pertences.

Além disso, foi ressaltada a necessidade de preparar o uniforme, item imprescindível para o ambiente escolar, e não esquecer de identificá-lo de forma adequada, garantindo que cada criança possa reconhecer o seu. Essas práticas simples, mas significativas, contribuem para uma transição suave e positiva para o ambiente escolar, fortalecendo os laços entre família e escola e promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.