Na manhã do dia 19/09, os estudantes da Educação Infantil ao EM tiveram a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre as tradições gaúchas, vivenciando de perto os costumes e a cultura do Rio Grande do Sul. Inicialmente, aprenderam a encilhar o cavalo, compreendendo os cuidados essenciais para o bem-estar do animal, além de conhecerem técnicas importantes para cavalgadas e atividades campeiras. Logo após, assistiram a uma belíssima apresentação de dança do grupo mirim do CTG Lanceiros, que encantou a todos.

A valorização e o conhecimento das tradições gaúchas são fundamentais para preservar a cultura local, permitindo que as novas gerações compreendam suas raízes e fortaleçam seu vínculo com a história regional. O envolvimento de familiares e estudantes da Escola Educar-se, que vivem a tradição no dia a dia, foi destaque do evento, pois proporcionou a todos um momento de troca cultural, rico em sentido e significado. Essas experiências são essenciais para garantir que os costumes gaúchos sigam vivos, sendo transmitidos de geração em geração.