Em época de pandemia, isolamento social e privilégio, dar suporte a quem precisa também faz parte do dia a dia. Afinal, solidariedade faz bem e contagia! Pensando nisso, a Associação de Professores e Funcionários (Apef), da Escola Educar-se, promove uma comemoração diferente com os aniversariantes do primeiro semestre de 2020. Tradicionalmente o grupo realizava confraternizações, mas nesse ano a ideia é comemorar ajudando ao próximo.

A causa abraça a comunidade indígena guarani Tekoá Ka Agui Poty (Aldeia Flor da Mata), localizada no município de Estrela Velha/RS. A ideia surgiu a partir de uma iniciativa da professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ana Luísa Teixeira de Menezes, que desenvolve atividades com o grupo. Dessa forma, a Apef solicita a doação de alimentos não-perecíveis.

A entrega poderá ser realizada na própria escola (haverá uma caixa no saguão), até o dia 15 de agosto, pelos estudantes, equipe da Escola e, também, por toda a comunidade.

Saiba mais
A aldeia Tekoá Ka Agui Poty localiza-se em Linha Somavilla, distrito de Itaúba, no município de Estrela Velha. É formada, basicamente, por uma unidade doméstica, os Acosta, desdobrando-se em outras dez famílias Mbya-Guarani. Conta com cerca de 40 pessoas, entre crianças, adultos e idosos.

Está localizada, também, às margens do Rio Jacuí. Além da atividade de pesca, a comunidade produz hortaliças para subsistência e destinação à alimentação escolar. No dia a dia, a comunidade cultiva frutíferas (pêssego, limão, laranja, bergamota, pera, uva, pitanga e banana), feijão, mandioca, batata-doce, milho e amendoim.