Em meio à pandemia e ao isolamento e distanciamento social, as professoras articuladoras das turmas 61 e 62 da Educar-se, Liliane Frantz e Silvia Wermuth, desenvolveram uma atividade focada na valorização dos avós, durante o mês de julho. A proposta procurou alinhar as discussões ao tema da Festa Julina, promovida pela Escola.

Com o auxílio da orientadora educacional, Caroline Kipper de Lara, a dupla convidou os estudantes a olharem para suas famílias, buscando nelas as próprias histórias, os laços que as unem, as raízes pelas quais cada um constituiu o que é hoje.

“A reflexão inicia a partir dos sentimentos que brotam nesses tempos e que, muitas vezes, se apresentam de forma contraditória. As reflexões seguem, ampliando o debate, quando exercitamos a identificação desses sentimentos ao longo do tempo, com um olhar atento e carinhoso para nossos avós”, explica Liliane.

Após encontro entre as duas turmas, os jovens foram convidados a realizar uma conversa mais próxima com eles, exercitando a escuta e a observação dos sentimentos. O que é ser avó/avô para você? Quais os sentimentos que você teve ao se tornar avó ou avô? Como era a vivência com seus amigos na juventude? foram alguns questionamentos realizados.

Além disso, cada estudante elaborou um relato com registro fotográfico, seguido de mais um encontro coletivo. Nesse momento, realizado de forma virtual, puderam relatar os sentimentos, a alegria por serem lembrados, o carinho, a saudade, o exemplo, as comidas, entre outros aspectos.