ANOS FINAIS

Anos Finais
Anos Finais2020-09-02T20:02:44-03:00

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, que contemplam do 6º ao 9º ano, a Educar-se ocupa-se com a transformação da infância para a adolescência. A aprendizagem se encaminha do concreto para o abstrato. Essa transição, sob o ponto de vista cognitivo e estrutural, está interligada ao aspecto emocional do aprendiz.


Nas turmas, a Educar-se promove diferentes ações voltadas ao desenvolvimento coletivo e individual.  Os jovens são convidados a vivenciar atividades interdisciplinares, salas virtuais (Classroom), iniciação científica, saídas de campo, interséries, entre outras atividades. Nesse período, também surge a figura do professor articulador, que auxilia na transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais.

De acordo com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Educar-se

Nos Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Confira o documento na íntegra

Conheça mais o Ser Educar-se

Faça a inscrição para o próximo ano letivo

ACONTECE POR AQUI