A participação de estudantes da Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) resultou em oito medalhas.

A divulgação dos premiados ocorreu na última segunda-feira, 14, no site das entidades. A Educar-se, então, conquistou uma medalha de prata e três de bronze na OBA, e quatro de bronze na MOBFOG. No total, 13 estudantes do 6º ano e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio participaram das competições. As medalhas e os certificados, no entanto, serão enviados em janeiro.

“A participação da Escola, nesse ano, representa um avanço em relação ao estudo da Astronomia e a valorização do potencial individual do estudante, pois os participantes se identificam com a temática”, afirma o professor de Física, Charles Bruno da Silva Melo. Além dele, os grupos também contaram com o acompanhamento da professora e Rafaela Bressan Tadiello, de Ciências.

As provas teóricas foram realizadas na primeira quinzena de novembro, no formato virtual. No período, também ocorreu o lançamento de foguetes, na pista de atletismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Como trata-se de um evento nacional, ficamos felizes pelo desempenho, o que configura a Educar-se como referência no fomento do ensino de Astronomia”, acrescenta Charles.

Âmbito internacional

Além de garantir a medalha de prata, o estudante Tales Mateus Rachor, do 2º ano do Ensino Médio, também foi convidado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para participar da pré-seleção para as olimpíadas internacionais de Astronomia, em 2021. O formato, presencial ou virtual, bem como o local de realização ainda serão definidos.

“Fiquei muito feliz ao saber do meu desempenho na prova da OBA, e ainda mais por ser pré-selecionado para uma competição internacional. Parte dessa conquista se deve ao professor Charles, que me incentivou a participar e me orientou sobre como realizá-la da melhor forma. Será uma experiência muito boa e desafiadora, e espero poder representar bem a Escola Educar-se”, afirma o jovem.

Medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Tales Mateus Rachor

Medalhistas de bronze na
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)