Enquanto se prepara para receber os estudantes, assim que as aulas físicas forem retomadas, a Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS, também dá continuidade a ações pensadas para o ano letivo. No último mês, por exemplo, foi realizado o plantio de quatro mudas de árvores frutíferas (laranja do céu, laranja valência e bergamota ponkan), nas proximidades da praça.

A ideia surgiu entre as iniciativas do Projeto Recreio, mantido pela instituição. Por meio dele, direção e professores sugeriram o plantio de outras espécies para que as crianças pudessem participar desse processo: ver a fruta crescer e vivenciar a colheita.

“Elas já adoram as goiabeiras que temos no pátio. Além disso, também contamos com um abacateiro, cuja muda foi doada pela Valéria Borges, mãe da Maitê, do 4º ano, e do Vicente, do 9º ano”, conta a coordenadora de projetos da Educar-se, Márcia Murillo. Ela ainda explica que, agora, foram escolhidas plantas com fácil desenvolvimento na região, que agradam o paladar dos pequenos e que já são oferecidas às crianças no lanche da Escola.

A ação também terá continuidade na sala de aula. Turmas do 2º ano dos Anos Iniciais devem dar início a um trabalho de identificação das árvores presentes no educandário. “Com isso serão criadas placas informativas que estarão à disposição de toda a comunidade escolar”, explica Márcia.

A ação também terá continuidade na sala de aula. Turmas do 2º e 5º ano dos Anos Iniciais devem dar início a um trabalho de identificação das árvores presentes no educandário, a partir de projetos de estudo nas aulas. “Com isso serão criadas placas informativas e educativas, que estarão à disposição de toda a comunidade escolar. Elementos que pretendemos explorar para muito além do nome da planta, mas, sim, sob diferentes pontos de vista sobre a árvore”, explica Márcia.