O ano de 2020 foi para repensar atividades e encontrar novas formas de aprender. As turmas 41 e 42 da Educar-se, por exemplo, estudaram o município de Santa Cruz do Sul com o auxílio de novas ferramentas. Entre elas, um tour virtual pelo Museu do Colégio Mauá, que conta com acervo precioso sobre a localidade.

“Por meio de encontros virtuais, os estudantes discutiram a história, origem, atualidades, problemas, pontos positivos, entre outros aspectos”, conta a professora Sâmera Uebel. A pesquisa interdisciplinar ainda incluiu entrevista com pessoas de mais 70 anos de idade, procurando reviver a Santa Cruz de antigamente.

“Sentir-se parte de um lugar é fundamental para se conhecer onde se vive. Por isso, estudar e compreender sobre ele, nos faz entender a realidade que vivemos”, afirma a professora Márcia Murillo. Além disso, as crianças participaram de debates, conversas sobre temas atuais e ainda tiveram acesso a registros históricos.

Confira outras atividades realizadas

Pesquisas históricas e geográficas;

Exploração a arquivos históricos, desde fotos de todos intendentes e prefeitos, até de pontos turísticos e suas origens;

Pesquisa sobre indústrias do município e região;

Pesquisa coletiva, em grupos, para aprofundamento de pontos importantes, como o entendimento de conceitos (densidade demográfica, PIB, tamanho da cidade, população, entre outros);

Estudo da bacia hidrográfica da região; Convite às famílias para levarem os estudantes a um passeio, experienciando a cidade.