As dependências da Educar-se e da Unisc se transformaram na rota de expansão marítima e chegada dos europeus à América. É que nas últimas semanas, as turmas 71 e 72 participaram de uma caça ao tesouro durante as aulas de História.

A atividade, planejada pela professora Jéssica Fernanda Arend, contou com missões espalhadas em diferentes ambientes. “Em cada lugar, uma área foi demarcada. Em frente à Reitoria, por exemplo, ficava a Índia e o Refúgio das Sereias. Na Biblioteca, a América”, explica.

Nas estações, os estudantes precisavam resolver questões por meio da produção de fotografias, vídeos ou textos, dando dinamicidade à atividade. Uma das missões solicitava que os grupos viessem vestidos de piratas, marinheiros, pois cada equipe representava uma embarcação que saía de Portugal e deveria explorar os mares até chegar ao destino final.

Como tornar a aula mais dinâmica e de fato envolver os alunos? A partir dessa pergunta, que sempre ronda os planejamentos de aulas, veio a ideia de utilizar a imaginação dos estudantes, junto com o imaginário europeu na época das Grandes Navegações”, conta Jéssica. Todos os passos da caça ao tesouro ainda foram registrados, pelos estudantes, na plataforma Goose Chace.

Confira mais fotos