Às vésperas do mundo celebrar 50 anos da chegada do homem à Lua, a turma 11, da Escola de Educação Básica Educar-se, se envolveu com estudos que possibilitaram conhecer um pouco sobre o Universo que envolve a vida de um astronauta. As crianças vivenciaram a pesquisa, a observação, o diálogo, a construção de hipóteses, além de outras propostas pedagógicas.

A sala de aula foi transformada em um espaço que contemplava o Sistema Solar, com elementos que deram vida ao estudo. A imaginação também foi explorada através da vestimenta de uma roupa de astronauta, quando cada estudante pode fazer uso de sua criatividade, imaginando-se “um cientista no espaço”.

O acesso ao “espaço” se dava a partir da leitura de um código de barras na porta da sala, fixado em um foguete construído pela turma.  Monstros criados pelas crianças também “invadiram” a sala, tornando ainda mais significativa e encantadora a pesquisa sobre os planetas, as galáxias e o Universo.

No dia 19 de julho, o grupo organizou um momento especial, convidando as turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais para visitarem o espaço construído na sala de aula. Com isso, os colegas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o estudo, além de compartilhar curiosidades e outras informações.

Para a professora Marisa, a repercussão do estudo surpreendeu. “As famílias também se envolveram, interagindo no que estava sendo vivenciado. Algumas famílias levaram as crianças para visitar planetários durante as férias. Nesse segundo semestre, continuaremos com outras ações. Há, a intenção de se criar um robô, com orientação e participação de um pai”.