Diante da nova realidade imposta pela quarentena, na Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul/RS, ideias surgem para contemplar estudantes e suas famílias. Uma delas é a realização de grupos parentais online. Neles, a comunidade escolar é convidada a dividir emoções, ansiedades e percepções por meio de plataforma online, com a mediação do Serviço de Orientação Educacional.

De acordo com a psicóloga da Escola, Daniela Roberta Haas (foto), a ideia nasceu a partir de conversas individualizadas com algumas famílias. “Percebemos, então, a importância de se contar com um espaço para acolher as angústias socioemocionais”. Emoções, sentimentos, transformações, lutas, processos de ressignificação pessoal, olhares sobre os impactos sociais na vida de cada um são apenas alguns dos aspectos abordados.

“Nosso eixo central de reflexão é: quem nos tornamos nessa caminhada?”, afirma Daniela. Por isso, de acordo com ela, os encontros são organizados por níveis, contemplando estudantes, pais e responsáveis da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Além disso, o número de participantes por grupo e os horários de realização também são avaliados pela equipe da Educar-se, para que todos tenham a oportunidade de participar. “Essa é uma ação que nos aproxima das famílias, reforça os vínculos e vai ao encontro da filosofia da Escola”, acrescenta a psicóloga.

Ao mesmo tempo, a Educar-se também realiza grupos de acolhimento online com professores e funcionários. A orientadora educacional, Caroline Kipper de Lara, acredita na importância de cada uma das ações. “É fundamental oferecermos este espaço de escuta para nossa equipe, que está vivendo um momento de reconstrução do próprio ofício, com uma demanda significativa, buscando uma reinvenção”.

Com a suspensão das atividades presenciais,
famílias têm a oportunidade de dividir vivências por meio dos grupos virtuais