Estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Educar-se poderão vivenciar mais um momento único na próxima semana. Por meio do projeto Africanidades e feminino: conexões possíveis?, professores de diferentes áreas promovem a palestra Nzinga Mbandi: poder, guerra e gênero em Angola, com a convidada especial, doutora em História, Priscila Weber (@priscilamariaweber).

O encontro, agendado para o dia 16 de julho, quinta-feira, às 14 horas, envolve os 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e o 2º ano do Ensino Médio. As demais turmas, porém, também são convidadas a participar da conversa que ocorre pelo Google Meet (https://meet.google.com/oev-cuap-dbd), assim como as famílias dos estudantes. A organização conta com o envolvimento dos professores Daniela Faccin e Ivan Kappaun, de Artes; Débora Vogt e Eduardo Barreto, de História e Sociologia; e Liliane Frantz, de Filosofia.

FONTE: DEVÉRIA, Achile. Queen Nzinga, 1830, National Portrait Gallery, London, Paper size 488mm x 358mm

“O objetivo da palestra é propor uma reflexão sobre as relações de poder na África colonial e pré-colonial a partir da trajetória da rainha africana Nzinga Mbandi, mulher que parou o império português durante décadas e cuja memória influencia a cultura afro-brasileira”, conta Débora. Além disso, o encontro é voltado para essas turmas, pois os objetivos de aprendizagem de diferentes componentes curriculares estão relacionados à História do Brasil em período escravagista.

A palestrante

Priscila Maria Weber é graduada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Mestre e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), com estágio de doutorado-sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal).

Atuou como professora na educação básica em redes educacionais particulares e públicas, experiência que possibilitou a escrita do paradidático intitulado “História da África e dos Afrodescendentes no Brasil: Nzinga Mbandi em perspectiva” (Rígel, 2012).

Veja mais em: http://lattes.cnpq.br/3398457640689769

Salve o seu convite!