Durante os encontros virtuais do componente curricular Conexões de Saberes, os professores Camila Melo Menezes e Ivan Jeferson Kappaun promoveram atividades focadas na compreensão do processo de aprender.

Nos meses de maio e abril, as turmas 71 e 72 foram convidadas a refletir sobre a questão Você sabe estudar?. A ideia era que os estudantes pudessem conhecer técnicas utilizadas para facilitar e melhorar a aprendizagem.

“Durante o primeiro trimestre buscamos desenvolver, com os estudantes, a forma como preparamos o nosso cérebro para aprender. A partir do livro Você sabe estudar?, de Claudio de Moura Castro, trabalhamos a importância do tempo, da organização, técnicas e do local de estudos para favorecer o processo”, afirma Camila.

Para isso, eles participaram de palestra com a psicopedagoga da Educar-se, Taís Brochier, que falou a respeito de Neuróbica, a ginástica para o cérebro; e com a nutricionista Verônica Nadine de Carvalho, que abordou a relação dos bons hábitos (alimentação e sono) com os estudos. Além disso também conversaram sobre textos, artigos, vídeos e outros relatos.

A professora também explica que a escolha das palestras ocorreu pela relação com as questões abordadas por Castro. “Durante pesquisas e investigações científicas descobriu-se que dormir pouco é um grande erro para quem busca render mais. Ao mesmo tempo, discutimos a importância do café da manhã no processo de aprendizagem, e o consumo de alimentos saudáveis e nutritivos que dão mais energia e disposição para os estudos”.