Por meio dos estudos sobre os resíduos e a água em Santa Cruz, as turmas 41 e 42 participaram de uma roda de conversa com a engenheira ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Juliana de Souza Porn. O encontro, realizado no dia 23 de setembro, possibilitou uma conversa sobre a realidade do recolhimento dos resíduos e do abastecimento de água no município.

Na mesma semana, no dia 25, os estudantes realizaram doações de tampinhas e de lacres de alumínio arrecadados por meio da campanha Santa Cruz sem Lixo. O material foi doado à dançarina da invernada mirim do CTG Rincão da Alegria, Eduarda Gabrieli Foletto, que necessita de uma nova cadeira de rodas, específica para dança. Na ocasião, a jovem aproveitou a visita para interagir com os estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.

Saída de campo

Já no primeiro dia de outubro, os jovens realizaram uma visita aos pontos turísticos de Santa Cruz. Na companhia das professoras Elisa de Freitas Pires e Caren Renata de Queiroz e do guia de turismo Luís Carlos Moritzen, eles estiveram no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. Lá, também foram recebidos pelo diretor de Cultura do município, Nasário Eliseu Bohnen.

Em seguida, interagiram com o artista plástico Alceo da Costa, autor e idealizador do projeto do Homem de Ferro, exposto na Praça Siegfried Heuser, além de outros existentes no município. Mais tarde, as turmas seguiram até o Santuário de Schoenstatt, Parque da Cruz e Parque da Gruta, no qual realizaram uma trilha em meio à natureza.