Os estudantes da turma 12, dos Anos Iniciais, participaram de uma roda de conversa sobre o uso das telas (celulares, videogames e computadores), nos dias 8 e 17 de junho. Nos encontros, eles conversaram com a psicóloga da Educar-se, Daniela Haas, sobre as consequências que o uso exagerado pode causar.

“Nossas crianças estão inseridas em um cotidiano hiperestimulado pela tecnologia. Desta forma, podemos nos desafiar a pensar que o desenvolvimento cognitivo, mental e emocional sofre influência desses estímulos digitais”, afirma Daniela. Nas próximas semanas, a ação será realizada com a turma 11.

A seguir, confira algumas dicas de como os responsáveis podem minimizar os danos do uso excessivo de telas no desenvolvimento das crianças

– Escolha o conteúdo que será visto e utilizado pela criança;

– Estabeleça o horário e o tempo de permanência online;

– Incentive a realização de atividades ao ar livre;

– Promova a interação, a manipulação de objetos, a investigação, a criação e a construção de novas possibilidades;

– Possibilite o convívio social, com brincadeiras criativas e atividades manuais.